Entretenimento



Água na Boca

Conheça o segredo do pudim de leite que deixa a Maga com água na boca

O doce preparado por dona Magdalena Xavier, 80 anos, encanta de tal forma a colunista do Diário Gaúcho a ponto de citá-lo em uma de suas colunas — e deixar os leitores curiosos

28/11/2018 - 12h58min

Atualizada em: 07/12/2018 - 09h13min


Camila Domingues / Agencia RBS
O famoso pudim recém feitinho

Não há quem não goste do pudim de leite da mãe da Lucia, ainda mais na família Xavier. Na Coluna da Maga de 9 de novembro, ela desejou que o final semana dos leitores fosse tão maravilhoso como a tradicional sobremesa. Para não deixar os leitores só no gostinho (ou na lembrança da descrição da Maga), o Água na Boca traz o segredo do doce: a receita não leva leite condensado industrializado.   

É numa fazenda no município de São Vicente do Sul, a 378 quilômetros de Porto Alegre, que Magdalena Xavier a mãe da Lucia, prepara o doce há mais de 57 anos. Além de não levar o leite condensado comprado em supermercados, a receita tem o toque do Interior, com ingredientes coloniais. O leite e os ovos são produzidos na propriedade da família.  

– Todo mundo que pega a receita faz, mas nunca fica igual, sabe? Nossos ingredientes são o ovo bem amarelinho de galinha que come milho e o leite do gado leiteiro que temos – conta Denise Xavier, uma das irmãs de Lucia.  

Camila Domingues / Agencia RBS
Dona Magdalena

A receita veio da sogra de Magdalena que, aos 80 anos, relembra de quando tudo começou:  

– Eu faço todas as semanas e, de tanto fazer, aperfeiçoei o ponto do leite com açúcar. Não tem quem chegue lá em casa e não goste do pudim. Sempre tem.  

A quantidade de leite é um dos fatores que mais influencia no sabor.  

– Se reduzir o leite, vai ficar muito doce. E, se colocar leite demais, ele não vai ficar cremosinho. Outra coisa que as pessoas colocam, mas muda a receita, são as claras. Aí, o doce fica aerado – explica Denise.   

Confira outras receitas da seção Água na Boca   

Uma tradição de família 

Com a intenção de eternizar as delícias caseiras, as três filhas idealizaram um livro de receitas, somente doces, feitas por dona Magdalena.

– A mãe, desde nova, tem um livro de receitas escrito com a letra dela, mas que não dá pra entender muito. Aí, comecei a passar para o computador. E, há três anos, no Natal, a gente mandou fazer quatro livros, um para cada filha e um para mãe. Aí, toda família Xavier queria um livro – conta Denise.

Camila Domingues / Agencia RBS
Família preparou um livro com receitas de dona Magdalena

O sucesso do livro entre os familiares fez com que fossem produzidos mais 200 exemplares, que foram vendidos a preço de custo.  

– O pudim é famoso, mas ela é boa de fazer doces de campanha, como ambrosia, geleia de mocotó, quindim, doce de laranja azeda, entre outros – conta Lucia. 

– Toda a família faz o pudim, mas ninguém faz igual ao dela. O mais parecido é o meu – garante Denise.

Segundo a nossa colunista Maga, o pudim da dona Magdalena desmancha na boca, se percebe a textura do leite condensado misturado aos ovos, a calda douradinha, de lamber o prato. "É doce na medida certa". Confira! 

Leia a coluna da Maga: "Vão faltar ovos, açúcar e leite na cidade"

Camila Domingues / Agencia RBS
Pudim dos deuses

Pudim de leite da mãe da Lucia

INGREDIENTES

- 2 litros de leite integral
- 2 copos de açúcar (500g)
- 12 gemas de ovos caipira
- 3 colheres (sopa) de açúcar para caramelizar a fôrma 

PREPARO

/// Prepare a calda, colocando o açúcar na fôrma e levando ao fogão, em fogo baixo, até atingir o ponto de caramelo. Reserve.
/// Coloque para ferver o leite com o açúcar. Quando ferver, baixe o fogo e deixe fervendo até reduzir a quantidade pela metade, e a coloração ficar em tom rosado. Este processo leva, em média, 30 minutos.
/// Em seguida, aumente o fogo, deixe o leite subir pela segunda vez e desligue (este será o seu leite condensado caseiro). Deixe esfriar.
/// Quebre os ovos e separe as gemas das claras. Depois que o leite com açúcar estiver frio, misture nele as gemas e coe tudo. As claras não serão utilizadas na receita.
/// Coloque a mistura na fôrma previamente caramelizada.  
/// Asse no forno, em banho-maria, a 180°C, por aproximadamente 30 minutos.
/// Leve ao freezer por, no mínimo, duas horas ou deixe na geladeira durante uma noite. Desenforme e sirva.

Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 3 horas e 30 minutos

Camila Domingues / Agencia RBS
Delícia desenformada!

*Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias