Entretenimento



Falando de Sexo

O preservativo é necessário na gravidez?

É importante ressaltar que o uso da camisinha, em qualquer etapa da vida

15/11/2018 - 11h39min


Reprodução / Reprodução

Vou ser pai pela primeira vez e tenho uma dúvida: durante a gravidez, posso ter relações sexuais sem preservativo?

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que o número de gestantes contaminadas por algum tipo de DST (doença sexualmente transmissível) é alto. 

Muitas mulheres têm doenças sexuais durante a gravidez e não sabem. Algumas pacientes ficam espantadas quando são examinadas e descobrem que adquiriram DST na gravidez. A maioria acha que está protegida pelo bebê.

Se não há risco de contrair uma doença sexualmente transmissível, fica a critério do casal o uso do preservativo. O esperma só poderá fazer mal, ao bebê e à mãe, se o pai da criança estiver contaminado com alguma doença.

Recomendações

O governo federal lançou novas recomendações para diminuir o risco de contágio do Zika vírus, causador da microcefalia em bebês. Grávidas e parceiros devem usar camisinha para evitar a doença. 

É importante ressaltar que o uso da camisinha, em qualquer etapa da vida de homens e mulheres, tem como principal objetivo prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Para evitar a gravidez, só o uso de preservativo, muitas vezes, não é o suficiente.

 Leia outras colunas de Falando de Sexo 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias