Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como a fimose deve ser tratada

A qualquer sinal de inflamação ou infecção na cabeça do pênis ou na pele que o recobre, é importante que um médico avalie. 

22/11/2018 - 17h08min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Meu filho de oito anos tem fimose. O que é, exatamente, esta condição? O que posso fazer? Há a necessidade de operá-lo?

Reprodução / Reprodução

A qualquer sinal de inflamação ou infecção na cabeça do pênis ou na pele que o recobre, é importante que um médico avalie. 

Procure realizar a higiene da região genital com atenção e com cuidado. Não force a pele da glande (área dilatada que constitui a cabeça do pênis). Isto pode provocar microtraumatismos e, posteriormente, cicatrizes. A fimose é a dificuldade – ou até a impossibilidade – de expor a cabeça do pênis, ou melhor, a glande. Isto ocorre porque o prepúcio (prega de pele que envolve a glande) estreita a passagem. É que nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande. Porém, até os três anos, esta aderência desaparece para a grande maioria dos meninos. 

Leia outras colunas

Causas

As principais causas da fimose são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito. Outra questão importante é a falta de higiene adequada do pênis, que pode ser responsável pelas inflamações ou infecções que estreitam a abertura do prepúcio. Assim, a higiene local é a melhor maneira de prevenir a fimose. 

Exercícios ou massagens para puxar o prepúcio devem ser evitados, pois, além de causarem dor, podem provocar sangramentos. 

Se o descolamento do prepúcio não ocorrer naturalmente no início da infância, o tratamento é cirúrgico e, se necessário, não adie a sua realização. Aceite-o com naturalidade e procure tranquilizar o seu filho. A cirurgia consiste na retirada do prepúcio. O ideal é que ela seja realizada entre sete e 10 anos de idade.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias