Entretenimento



Água na Boca

Aprenda a fazer duas receitas para o Natal: risoto de costela suína e sorvete de panetone

19/12/2018 - 16h52min


O especial da ceia de Natal pode ser surpreender a família com pratos diferentes do tradicional. Então, como sugestão, oferecemos um risoto de costela suína elaborado pelo chef Douglas Holler, de Ivoti, para o Supper Rissul. E a sobremesa traz um clássico natalino repaginado: sorvete de panetone, criação da chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União. Feliz Natal!

RISOTO DE COSTELA SUÍNA

Supper Rissul / Divulgação

INGREDIENTES 

Costela suína

- 800g de costela suína
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras de molho barbecue (molho para churrasco)
- Azeite de oliva, sal, pimenta do reino e tempero misto a gosto
- Quatro ramos de alecrim

Risoto

- 450g de costela suína assada e desfiada
- 2 litros de caldo de legumes
- 3 dentes de alho
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 e 1/2 xícara de nozes picadas
- 2 xícaras de queijo gouda ralado (ou o queijo da sua preferência)
- 1 talo de alho poró
- 1 cebola
- 150ml de vinho branco seco
- 80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 50g de manteiga gelada para finalizar
- Azeite de oliva, pimenta do reino e sal a gosto

PREPARO

Costela suína: tempere-a com sal, pimenta e o tempero misto. Em uma frigideira bem quente, coloque a manteiga e um fio de azeite. Quando derreter, adicione o alho e os ramos de alecrim. Coloque a costela para selar e baixe o fogo. Depois de dois minutos, vire a carne. Vá regando-a com a manteiga e deixe selar por mais 2 minutos.
Coloque a costela suína em uma assadeira e pincele com o molho barbecue. Passe uma camada generosa do molho por toda a carne. Envolva a costela com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em fogo médio (180ºC) por 50 minutos. Retire o papel alumínio e pincele mais molho. Retorne ao forno por mais 20 minutos. Retire a carne, coloque sobre uma tábua e desfie com o auxílio de dois garfos. Reserve.

Risoto: corte a cebola e o alho em cubos pequenos. Lave e corte o alho poró em rodelas finas. Reserve.
Leve uma panela grande para esquentar em fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque a manteiga em temperatura ambiente e um fio de azeite. Refogue a costela desfiada, a cebola, o alho poró e o alho. Tempere com uma pitada de sal para a cebola soltar mais sabor.
Adicione o arroz arbóreo, ajuste o sal e coloque a pimenta do reino. Refogue até o arroz ficar transparente. Adicione o vinho branco e mexa até que todo o líquido seja absorvido pelo arroz. Após, vá colocando aos poucos o caldo de legumes _ 2 conchas por vez. Continue mexendo sempre, ao contrário do arroz branco, pois assim "solta" o amido que deixa o prato mais cremoso.
Repita o processo até o arroz ficar no ponto desejado. Quando estiver quase no ponto desejado, misture as nozes picadas e o queijo ralado até derreter. Para finalizar, adicione a manteiga gelada e mexa bem até que ela esteja totalmente misturada. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas

SORVETE DE PANETONE

União / Divulgação

 INGREDIENTES

Creme 

- 3 xícaras (chá) de leite
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 3 gemas
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 caixinha de creme de leite
- Raspas de 1 laranja
- 2 colheres (chá) de raspas de limão 

Merengue

- 3 claras
- 1 xícara (chá) de açúcar

Montagem 

- 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
- 2 colheres (sopa) de uvas passas pretas
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de panetone cortado em cubos pequenos

Para decorar

- Calda de caramelo
- Nozes picadas 

PREPARO

Creme: em uma panela, aqueça em fogo médio o leite com o açúcar. Em uma tigela, misture as gemas com amido. Reserve. Quando o leite amornar, adicione-o na mistura de gemas lentamente, mexendo sempre para não empelotar.
Volte a mistura para a panela e cozinhe por 5 minutos ou até engrossar. Desligue o fogo e adicione o creme de leite, as raspas de laranja e de limão. Transfira para um refratário e cubra com papel filme em contato com o creme. Reserve em geladeira até esfriar. 

 Merengue: em uma tigela, em banho-maria sem parar de mexer, aqueça as claras com o açúcar até dissolver bem, mas sem cozinhar as claras. Em uma batedeira, em velocidade média, bata a mistura de claras com açúcar até esfriar e formar um merengue firme. 

Montagem: adicione no creme reservado as frutas cristalizadas e as uvas passas e junte o merengue aos poucos, misturando até formar um creme homogêneo. Acrescente o panetone e misture delicadamente. Coloque em um refratário ou em uma tigela, tampe e leve ao freezer por pelo menos 6 horas antes de servir. Sirva acompanhado da calda de caramelo e decore com as nozes picadas.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 6 horas e 30 minutos   

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   


 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias