Entretenimento



Falando de Sexo

Como é a vida sexual de quem tem aids?

Informação e proteção são fundamentais

27/12/2018 - 19h08min


Reprodução / Reprodução

Há três anos, descobri que tenho aids. Continuo tomando a medicação e, hoje, estou com as taxas virais indetectáveis. Porém, depois disto, não tive mais coragem de me relacionar. Como é a vida afetiva de quem tem o vírus HIV? 

O momento da revelação da soropositividade de uma pessoa para o seu parceiro, no início de um relacionamento “sorodiferente” – aquele em que um vive com o HIV e o outro não –, é difícil para os dois lados. Isto pode ocorrer por medo ou por falta de informação sobre o assunto. O portador do vírus tem a obrigação de sempre prevenir o contágio usando preservativo. Praticar sexo sem proteção não está com nada. Afinal, não é só o vírus HIV que se pode pegar sem o uso do preservativo. A camisinha deve ser usada em todas as relações sexuais.

Revelação

Na hora de revelar, veja se a pessoa tem estrutura para receber esta notícia. Caso ela não tenha maturidade, procure informá-la sobre o tema por meio de folhetos explicativos e de sites confiáveis. Assim, ficará mais fácil conversar sobre o assunto. Se isto não funcionar, pule fora. 

Em uma relação, levamos conosco uma história pessoal. Se alguém não respeita isto, é porque não gosta do parceiro. Se for solteiro, mas tem receio do momento da revelação, não se deixe levar pelo medo. Sempre use preservativo e deixe a vida seguir o seu rumo. 

Quando se ama alguém, estando ou não com o vírus, o sentimento não se anula. Se não for algo que valha a pena, o melhor é manter distância. 

Tenha força! Se cuide e continue com o seu acompanhamento médico. Além disto, nunca se esqueça de usar camisinha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias