Natal: aprenda duas receitas para decorar e presentear - Entretenimento

Vers?o mobile

 

Água na Boca12/12/2018 | 16h35Atualizada em 12/12/2018 | 16h35

Natal: aprenda duas receitas para decorar e presentear

Que tal deixar a sua casa com a cara do Natal, preparando gostosuras de forma artesanal? Essa é a nossa sugestão para esta semana. Você também poderá oferecer os biscoitos e cupcakes, receitas elaboradas pela chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União, como presente para quem quer bem! Na semana que vem, confira aqui sugestões para a sua ceia de Natal. 

BISCOITOS DE ESPECIARIAS

Foto: União / Divulgação

INGREDIENTES

Massa

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (café) de cravo em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (café) de noz-moscada em pó
1 pitada de sal

Glacê Real

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de pó para merengue
Corante em gel vermelho

Montagem

Fita vermelha

PREPARO

Massa: preaqueça o forno na temperatura média (180°C). Forre uma assadeira grande com papel-manteiga. Reserve.
Na batedeira, coloque a manteiga, o açúcar e o açúcar mascavo até obter um creme leve. Junte os ovos, batendo sempre até ficar homogêneo.
Em uma tigela, peneire os ingredientes secos e adicione a mistura da batedeira e amasse com as pontas dos dedos, sem sovar. Cubra e reserve na geladeira por 30 minutos.
Abra a massa entre dois plásticos próprios para alimento, até atingir 0,5 cm de espessura, e corte-a usando cortador de biscoito em formato de bengala. Distribua os biscoitos na assadeira reservada e asse no forno preaquecido (180°C) por 15 minutos ou até dourar levemente. Reserve. 

Glacê Real: na batedeira, adicione o açúcar de confeiteiro, a água e o pó para merengue e bata até obter um merengue firme. Divida o glacê em duas partes e, em uma delas, misture o corante em gel até atingir a cor desejada. Cubra e reserve.

Montagem: coloque os glacês em um saco de confeitar com o bico perlê pequeno. Faça linhas na diagonal, intercalando o glacê branco e o glacê vermelho em todos os biscoitos. Espere secar, amarre com a fita, pendure na árvore ou sirva em seguida.

DICAS

Caso queira substituir a manteiga por margarina, utilize somente as que contenham teor igual ou superior a 70% de lipídeos na sua composição.

Mantenha a tigela de merengue coberta com um pano úmido para não ressecar até finalizar a decoração.

TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 45 minutos
RENDIMENTO: 30 biscoitos

CUPCAKE GORRO DO PAPAI NOEL

Foto: Uniãoa / Divulgação

INGREDIENTES

Massa

1 embalagem de mistura para bolo sabor laranja
3 ovos
3/4 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Cobertura (glacê amanteigado)

4 claras
2 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
400g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, picada
2 colheres (chá) de essência ou pasta de baunilha
Corante vermelho a gosto
Corante branco a gosto

PREPARO

Massa: preaqueça o forno a 180°C. Em uma batedeira, adicione a mistura para bolo sabor laranja, os ovos, o leite e a manteiga. Bata em velocidade média por 5 minutos e até obter uma massa homogênea.
Distribua a massa, preenchendo 3/4 das forminhas próprias para cupcake (6,5 cm de diâmetro). Asse em forno preaquecido por 20 minutos ou até que ao espetar um palito, este saia limpo. Reserve até esfriar.

Cobertura (glacê amanteigado): em uma tigela, em banho-maria, junte a clara com o açúcar de confeiteiro, mexendo sempre até a mistura começar a perder o brilho e ficar opaca (65°C), tomando o cuidado para não cozinhar as claras.
Retire do banho-maria e na batedeira, bata a mistura até esfriar por completo. Sem parar de bater, adicione a manteiga aos poucos até ficar homogêneo e formar um creme fofo. Adicione a baunilha e misture bem. Separe 1 xícara (chá) de glacê e tinja com o corante branco e reserve. Tinja o restante do glacê com o corante vermelho até obter o tom desejado. Reserve. 

Montagem: coloque o glacê branco no saco de confeitar com o bico pitanga pequeno e o glacê vermelho no saco de confeitar com o bico pitanga grande. Cubra os cupcakes com o glacê vermelho, fazendo uma pontinha para cima para formar o gorro. Com o glacê branco, contorne a base do cupcake, fazendo pequenas bolinhas para formar a aba do gorro. Pingue uma gotinha de glacê branco na pontinha do gorro para finalizar. Sirva em seguida.

DICA
Se ao adicionar a manteiga no glacê e ele ficar com a aparência de talhado, continue batendo, até adquirir a consistência lisa e homogênea. Se não resolver, leve à geladeira 10 minutos, retire e bata novamente.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 12 unidades

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros