Entretenimento



Água na Boca

Aprenda a fazer um aperitivo de origem italiana e uma sobremesa com pêssegos

30/01/2019 - 10h15min


A focaccia é um tipo de pão de origem italiana que pode ser consumido como aperitivo. Ele vai muito bem acompanhado de caponata, outro prato típico da Itália que é uma espécie de refogado de legumes, bem temperado e saboroso. Para quem pensa em um jantar leve, é uma ótima pedida. 

E, se você achar que precisa de um docinho para finalizar a refeição, a sugestão é uma sobremesa a base de frutas. Aproveite!

Focaccia com caponata

Fil Giuriatti / Supper Rissul

INGREDIENTES

Focaccia
- 1kg de farinha de trigo
- 500ml de água morna
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 ovo
- 1 e 1/2 xícara de azeite de oliva
- 1 pacote de fermento para pão
- Sal grosso, azeite de oliva e alecrim a gosto

Caponata
- 2 abobrinhas italianas
- 1 xícara de uvas passas
- 1/2 xícara de manjericão fresco
- 1 xícara de azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO

/// Focaccia: misture o sal com a farinha. Dilua o fermento e o açúcar em 200ml de água morna e misture bem. Junte as duas preparações. Acrescente o ovo, 1 xícara de azeite de oliva e o restante da água. Sove bem até virar uma bola uniforme. Deixe descansar por 10 minutos. 

/// Sove novamente a massa por 5 minutos. Deixe descansar por mais 1 hora, para que a massa dobre de tamanho. 

/// Abra a massa em uma assadeira retangular grande até que fique com aproximadamente 2cm de altura e, com as pontas dos dedos, faça furos na massa. Deixe descansar por 45 minutos. 

/// Regue a massa com a 1/2 xícara de azeite de oliva restante e, depois, salpique sal grosso e os raminhos de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio (220ºC) até que fique dourado. Desenforme ainda quente, deixe esfriar e corte em tiras.

/// Caponata: descasque as abobrinhas e rale-as em um ralador grosso. Coloque-as em uma assadeira, formando uma camada fina. Tempere com sal e pimenta. Coloque as uvas passas e o manjericão picado, misturando bem. Regue com o azeite e misture bem. Leve ao forno pré-aquecido em fogo baixo (180ºC) por 15 minutos. Prove e ajuste o sal e a pimenta. Sirva frio, com as tiras da focaccia.

RENDIMENTO: 4 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos

Pêssegos com calda, creme e farofa

Fil Giuriatti / Supper Rissul

INGREDIENTES

Creme inglês
- 400ml de leite
- 100g de açúcar
- 4 gemas
- 2 colheres (sopa) de essência de baunilha

Calda de morango
- 250g de morangos
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- Suco de um limão taiti
- 80ml de espumante ou água
- Canela em pau (opcional)

Farofa de castanhas
- 90g de açúcar
- 50g de castanhas de sua preferência (amendoim, castanha do pará, nozes etc.)
- 60g de farinha de trigo
- 60g de manteiga em temperatura ambiente
- Raspas de um limão para a montagem
- 1 lata de pêssegos em calda

PREPARO

/// Creme inglês: leve o leite e a essência de baunilha para ferver em fogo baixo. Em uma tigela grande, misture com um garfo as gemas e o açúcar, até virarem um creme esbranquiçado e uniforme.

/// Quando o leite ferver, coloque uma concha dele na mistura de gemas ("temperar as gemas" é o nome dessa etapa, pois não podemos jogá-las diretamente no leite para não talhar). Misture bem. Coloque mais uma concha de leite e faça o mesmo processo. Ponha essa mistura na panela do leite e, com uma espátula, misture sem parar até começar a engrossar. Quando estiver pronto, cubra com filme plástico, encostando no creme, e leve à geladeira para esfriar. Reserve.

/// Calda de morango: lave as frutas e tire os cabinhos. Coloque todos os ingredientes da calda (menos a canela em pau) no liquidificador e bata até que vire um suco. Peneire e leve para uma panela. Acrescente o pau de canela e, em fogo médio, vá mexendo até engrossar e ficar em consistência de geleia. Para saber o ponto certo, faça o teste da colher: molhe as costas de uma colher com a calda e passe o dedo para formar um caminho. Se a calda não escorrer, está pronto. Leve para a geladeira para esfriar. Reserve.

/// Farofa de castanhas: pique bem as castanhas e reserve. Misture o açúcar, a farinha e a manteiga até virar uma farofinha e acrescente as castanhas. Leve ao forno preaquecido em fogo baixo (180ºC) por 8 minutos ou até dourar. Espere esfriar e depois quebre com os dedos de modo bem "grosseiro", até virar um a farofa "pedaçuda". Escorra os pêssegos e reserve para a montagem.

/// Montagem: coloque em uma taça de sobremesa ou copo transparente o creme inglês, a calda de morango e o pêssego em calda por cima. Finalize com a farofa de castanhas e raspas de limão.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias