Entretenimento



Estrelas da Periferia

Conheça a banda de rock de Esteio que fará turnê no Uruguai

Abigail, que investe em punk rock, se apresenta em quatro cidades do país vizinho, no fim de janeiro

08/01/2019 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Na estrada desde fevereiro de 2017, a banda Abigail, de Esteio, luta para manter o rock pesado vivo, em um cenário que começa a ser dominado por outros ritmos, como o funk e o sertanejo. Mesmo com eventos grandes como o Rock na Praça, que existe há quase duas décadas, em Esteio, e o Holiday Rock Festival, em Sapucaia do Sul, os músicos têm notado que as dificuldades em emplacar shows com músicas autorais têm aumentado na Região Metropolitana e em Porto Alegre.

Omar Freitas / Agencia RBS
Banda não desiste do rock

Perseverança

Porém, apaixonados pelo gênero, eles não cogitam desistir, e começaram a fazer uma espécie de movimento migratório.

— Aqui, na região, o público quer ouvir mais releituras de sucessos, mais covers. Em Porto Alegre, o espaço está pequeno. Somos sobreviventes. Então, há um tempo, a gente tem feito mais shows no Interior, que tem um público mais receptivo. É bem diferente tocar lá. Parece que a galera presta mais atenção nas letras — observa Jason, vocalista e guitarrista do grupo.

Preconceito

Com a atual formação junta desde junho de 2018, a banda conta com um diferencial na peleia: uma mulher na bateria. No comando das baquetas está Gabriela, uma apaixonada pelo instrumento.

— Já tentei tocar baixo, outros instrumentos e tal. Mas, não adianta. Meu negócio é bater (risos) — afirma a guria.

Sobre a reação do público, em um meio predominantemente masculino, Gabriela avalia que a resposta é "em sua maioria, positiva". Mas, claro, sempre existem os comentários preconceituosos.

— Mas eu relevo, vou lá, toco e calo a boca deles — afirma.

Se na terra natal o cenário não anda muito fácil, no Exterior, pelo jeito, os roqueiros começam a ganhar espaço. No dia 30 de janeiro, a Abigail começa uma pequena turnê pelo Uruguai, com shows em Montevidéu, Maldonado, Minas e em Rocha. As apresentações surgiram por conta da Balaiada Produtora, que realiza o Rock na Praça, em um tipo de intercâmbio.

— Eles trazem uma banda uruguaia para o Rock na Praça. Em troca, uma banda brasileira vai para lá. Será uma grande experiência — afirma Jason. 

Antes disto, no próximo domingo, no dia 13, os músicos participam de um festival gratuito de rock, em Arroio do Sal, no bar Quebra Mar, tradicional point roqueiro da cidade.

Em 2019, o grupo pretende lançar seu primeiro EP, com faixas autorais como Crio Coisas. 

Gustavo (guitarra) e Junior (contrabaixo) também integram a banda Abigail. 

Pitaco de quem entende

Claus, da dupla com Vanessa, fala sobre o som da banda:

_ A Abigail faz o bom e velho rock! A banda manda ver no rock, sem poupar distorções e pratarias. Eles já ganham muitos pontos tendo como referência à banda dos anos 90, como Rosa Tattooada, que marcou época no cenário do rock gaúcho.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias