Entretenimento



Estrelas da Periferia

Música popular, mas com toques de requinte: conheça o músico Gabriel Lopes

 Oriundo da Vila Maria da Conceição, na Capital, ele aposta em uma mistura de samba e jazz

01/01/2019 - 07h00min


Jefferson Botega / Agência RBS
“A cada dia, eu me descubro como artista”

Nascido e criado na Vila Maria da Conceição, no bairro Partenon, zona leste da Capital, Gabriel Lopes, 33 anos, teve o seu amor pela música despertado por conta da proximidade com uma das mais populares escolas de samba, a Academia Samba Puro. 

Na adolescência, aos 14 anos, o jovem ganhou seu primeiro instrumento, um violão, presente de um tio. 

– Ali, dá para dizer que começou a minha trajetória musical. Porém, eu não tinha ninguém na família que tocasse algum instrumento. Influenciado pelos sons que eu ouvia nos ensaios e nas festas na Samba Puro, comecei a tocar sozinho, autodidata mesmo – relembra Gabriel.

Na época, além de ficar impressionado com o som de grandes sambistas, como Cartola (1908 – 1980), Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, Gabriel lembra de que o som de um cantor em específico o deixou encantado: Djavan.

– Alguns sambas do Djavan me chamaram muito a atenção, pela riqueza de acordes, pela riqueza harmônica, pela sensibilidade musical. Ele foi minha grande influência no samba. Por isso, considero o meu início, na música, excelente – comenta o artista.

 Conheça outras histórias de Estrelas da Periferia 

Carreira solo

Nos anos seguintes, ele integrou grupos como o histórico Toque de Mel e, por 10 anos, tocou no Sem Comentários. Mesmo sendo integrante de um grupo conhecido na Capital, ele sentia que “algo faltava, musicalmente falando”. Foi aí, há cerca de dois anos, que Gabriel decidiu deixar o Sem Comentários e seguir carreira solo. 

No começo, tocando em bares de Porto Alegre, ele passou a tentar implementar seu estilo, usando o que tinha estudado de ritmos como samba, MPB e jazz.

– E te digo: estes dois anos foram só de crescimento e alegria. A cada dia, eu me descubro como artista, cantor, compositor e instrumentista. Quando eu comecei a tocar em bares, solo, a galera não sabia muito bem quem eu era. Ali, comecei a fazer o que eu chamo de “samba-jazz”, porque é um samba, mas com a técnica, o requinte e a fineza do jazz – explica.  

Esta mistura de samba com jazz, com pitadas de MPB, pode ser conferida no clipe de Bloco, lançado por Gabriel no dia 20 de setembro, e que está disponível no YouTube. A canção integrará um EP, com cinco faixas, que será lançado em 2019. 

– É um “samba-jazz” que vem com a promessa de levar alegria e musicalidade refinada a todos os que apreciam a boa música. É neste clima de MPB, alternando com canções minhas, com alegria, felicidade. E este clipe é a síntese de tudo isto.

Pitaco de Quem Entende 

Adriano Brasil, produtor artístico, fala sobre o trabalho de Gabriel:

– Interessante. É algo que se diferencia do que temos no RS. Ele é um cara de origem muito popular, mas parece ter estudado música, pois faz uma excelente mistura de samba com jazz, e alguma coisa de MPB. Se persistir, pode vir a se diferenciar no nosso mercado.

Aqui, o espaço é todo seu

– Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

– Para falar com Gabriel, ligue para (11) 9953-87360

– Em nosso site, diariogaucho.com.br, confira a performance de Gabriel, em vídeo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias