Entretenimento



Falando de Sexo

Para o que adianta e para o que não adianta a higiene logo após o sexo 

Caso sua flora esteja modificada, há risco de transmissão de doenças

27/01/2019 - 19h25min

Atualizada em: 27/01/2019 - 19h26min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

Eu não tomo pílula, e também não usamos camisinha. Mas li que, se eu tomar banho após a relação sexual, não tem perigo. Ainda assim, tenho dúvida se posso engravidar.

Tomar banho após a relação sexual é necessário, mas não precisa correr para o banheiro. Higienizar o órgão sexual depois da transa ajuda a evitar, principalmente, infeções causadas por fungos, como a candidíase.

Também colabora para remover resíduos de sêmen e do excesso de lubrificante do preservativo. Mas, caso não tenha usado camisinha, a higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da vagina junto com o resíduo de secreção espermática — substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.

A flora bacteriana nos tecidos do pênis e da vagina fica maior após a relação, principalmente quando o período menstrual está perto.  Caso esta flora esteja modificada por conta do pênis ou da vagina, há o risco de transmissão de doenças. 

A higiene pode ser feita até em poucas horas após o sexo. Não precisa ser imediatamente! Porém nunca deixe para o dia seguinte.

Prevenção

Ainda assim, é bom lembrar que o banho não faz milagre. Se houver ejaculação dentro da vagina, não adianta ir para debaixo do chuveiro, lavar a vagina com água e sabão nem nada do tipo. Em poucos segundos depois da ejaculação, os espermatozoides já estão dentro do útero e trazem o risco de uma gravidez. 

Além disso, lembrem-se de que existe suor na região pubiana. Por isso, dar uma lavada na área antes pode ser agradável para o seu par na hora da intimidade. 

Sempre que der, procure fazer uma higienização do ânus após evacuar.  O papel higiênico não retira toda a sujeira da região. 

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para o e-mail falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias