Entretenimento



Água na Boca

Safra de maça: aprenda duas receitas com a fruta

23/01/2019 - 09h00min


Fruta rica em antioxidantes, fibras e vitaminas: assim é a maçã. Sua colheita no Rio Grande do Sul está prevista para o final de janeiro e, de acordo com a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), a safra deste ano será beneficiada pelas condições climáticas favoráveis no inverno e na primavera, tendo estimativa de produção superior à do ano passado. Aproveitando a fruta da estação, sugerimos duas receitas de sobremesas com maçã. Delicie-se!

Torta de ricota com maça verde

Divulgação / Marilan

INGREDIENTES

Massa
- 200g de biscoito maizena integral
- 100g de margarina

Recheio
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 gema
- 1 xícara (chá) de ricota peneirada

Cobertura
- 2 maçãs verdes médias cortadas em fatias finas
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1/2 colher (chá) de canela em pó

PREPARO

/// Massa: preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Triture os biscoitos no liquidificador até obter uma farinha fina. Coloque-a em uma tigela, junte a margarina e misture até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma para torta de fundo removível (20cm de diâmetro) com a massa e faça furos nela, usando um garfo. Leve ao forno por 10 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno. Reserve.

/// Recheio: em uma panela, misture leite, mel, amido e gema e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente a ricota e misture até obter um creme homogêneo. Reserve.

/// Montagem: espalhe o recheio na massa reservada e distribua as fatias de maçã sobre ele. Regue com mel e polvilhe com canela. Volte a torta ao forno por mais 10 minutos ou até a maçã ficar macia. Sirva quente ou fria.

DICA

/// Acrescente 1 colher (chá) de suco de limão nas fatias de maçã. Evita que escureçam e dá um sabor mais cítrico.

RENDIMENTO: 6 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 25 minutos

Maçã ao vinho e licor de pêssego

Divulgação / La Paella

INGREDIENTES

- 5 maçãs médias
- 40g de uvas passas
- 25ml de vinho tinto doce
- Mel a gosto
- 25ml de licor de pêssego

PREPARO

/// Faça o passo a passo com cada maçã: fure-a e tire seu miolo e as sementes. Feito isso, coloque nela as uvas passas, o licor, o vinho e o mel. 

/// Leve ao forno a 180ºC por cerca de 10 minutos ou mais, dependendo da potência do forno. Deixe até que fique bem macia, mas sem soltar a casca. A sobremesa está pronta pra servir!

Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias