Entretenimento



Noveleiros

Atores de nova novela da Globo gravam no RS e transformam Jaguari em "uma prova de São Silvestre"

Elenco de "A Dona do Pedaço" causou correria para selfies, população em polvorosa no comércio e vigília em frente a hotel

21/02/2019 - 07h33min


Julio Boll
Isadora Neumann / Agencia RBS
Marcos Palmeira transformou a cidade em "uma prova de São Silvestre"

Moradora de uma casa bem atrás do hotel Giardino Victtória há 44 anos, dona Aida Fiorin, 74 anos, não imaginava que sua residência viraria camarote para ver a movimentação de artistas da Globo. Na área com cadeiras na frente de casa, utilizada para curtir um chimarrão com as amigas no fim de tarde, ela garante que acompanhou boa parte das movimentações do elenco de A Dona do Pedaço, nova novela das nove da Globo com estreia prevista para maio, que estava há poucos metros da sua porta.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Dona Aida Fiorin, 74 anos, acompanha a movimentação da varanda

— Sei a hora que a Fernanda Montenegro andou na piscina e vejo o Marcos [Palmeira] saindo para correr todo dia de manhã – diverte-se a aposentada, que é viúva de Almir, ex-prefeito da cidade.

O ator carioca, que recentemente estrelou o filme Minha Vida em Marte, não deixou sua agenda de treinos parada desde que chegou à cidade na região central do Rio Grande do Sul: ele sai para correr todos os dias, por volta das 9h. Os moradores não perdem tempo: tentam acompanhar o artista no cooper para arriscar uma selfie.

— Jaguari virou uma São Silvestre... de mulherada [risos]. Ele colocou todo mundo para correr mesmo. As mulheres saem de saia, com criança no colo e tudo — compara Aida. 

Garantir uma selfie com qualquer celebridade global é assunto em toda a Jaguari, que fica a 403 quilômetros da Capital. No mercado, na farmácia, na sorveteria... não tem quem não pergunte aos conhecidos se já tiraram uma foto com algum artista da Globo. Na porta do hotel, nos horários em que o elenco sai para gravar, é comum todos ficarem em vigília diante da van para tentar algum clique.

— Movimento maior que tudo isso nesta cidade só o dia em que a ponte caiu — lembra Eva Machado, 58, amiga de Aida, recordando o acidente de 2015 em que a passagem de um caminhão fez a estrutura centenária cair diante do Rio Jaguari, no centro da cidade.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Os atores não escapam de selfies nem durante seus exercícios


Nivea, a mais amada

A diferença para a tragédia, agora, é que o clima é de festa. Na farmácia, logo em frente ao hotel, os funcionários viralizaram nas redes sociais ao clicar diversas fotos com a atriz Nívea Maria, uma das celebridades mais amadas pelos locais. Ela foi vista praticamente todos os dias andando pelo calçadão, fazendo compras no mercadinho. Uma das pessoas que teve a sorte de garantir uma foto com Nívea foi Irene Pinto, 81, moradora há 26 anos de Jaguari.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Irene Pinto, 81, mostra foto ao lado de Nívea Maria

Ela conta que tomava um chimarrão na casa da irmã, nas proximidades do hotel, quando a atriz de 71 anos passou diante do portão toda sorridente. Não pensou duas vezes: levantou correndo, pegou o celular da amiga e garantiu uma foto inesquecível.

— Ela estava sem seguranças, disse que está amando a cidade. Ela é muito simples mesmo. Gente como a gente, uma queridona — conta Irene.

Nas ruas, a opinião dos populares sobre a atriz é a mesma: Nívea, de longe, é a mais simpática e a mais livre de amarras. Está no coração de Jaguari.


Agito do lado de fora e tranquilidade lá dentro

Isadora Neumann / Agencia RBS
Do lado de fora do hotel, um mar de curiosos

Enquanto os portões estavam tomados por mais de 30 pessoas, esperando os atores saírem, do lado de dentro do hotel o clima é de total calmaria. Isto é o que transmitiu a gerente do estabelecimento, Francieli Moletta, 35, que está realizada com a estadia dos 43 membros da comitiva da Globo.

— Não mudamos em nada o padrão do nosso atendimento, desde o café da manhã até a janta. Eles têm sido pessoas maravilhosas, tínhamos aquele receio de ser artista, como é que ia ser? Mas tá tudo perfeito, muito simpáticos, atenciosos. Desde a camareira até a dona do hotel, o tratamento é igual — garante Francieli.

O hotel Giardino é o principal empreendimento da cidade. Com capacidade para até 100 pessoas, a equipe recebeu visitas de alguns olheiros da Globo ainda em janeiro. O espaço, que foi revitalizado, é comandado por Rosemary Marcon há nove anos.

Os quartos contam com ar-condicionado, frigobar e TV a cabo. A piscina, nos fundos, garantiu até uma pequena confraternização com os artistas no último domingo (17): Marcos Palmeira, Juliana Paes e outros atores entraram na água e fizeram questão de chamar toda a equipe para participar do momento de descontração.

— Eles até nos convidaram para entrar na piscina, mas aí dissemos: "se entrarmos, não vai ter atendimento, aí eu quero ver" (risos). Têm sido dias maravilhosos mesmo — detalha Francieli.

A rotina dos artistas consiste, basicamente, em um café da manhã mais estendido, preparação de maquiagem e cabelo no hotel (uma suíte foi transformada em camarim) no período matinal. A saída para as gravações ocorre sempre por volta das 13h, quando vans partem para chácaras e campos nas redondezas, entre Jaguari, Nova Esperança do Sul, Santiago e São Vicente.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Juliana Paes sorri para as câmeras em Jaguari

No meio da rotina de gravações, a prefeitura de Jaguari quis agradecer todo o carinho e a presença dos globais na região. A expectativa de Roberto Turchiello (MDB) era entregar uma cesta com produtos do município – desde vinho e espumantes a doces – para cada um dos atores. O encontro, que aconteceria na terça-feira, precisou ser adiado após o susto com o estado de saúde de Fernanda Montenegro, que precisou retornar ao Rio de Janeiro nesta quarta.

— A população está realizada com esse momento. Tem sido incrível para os atores, mas é ainda mais especial para a região e o município, de ver essa identificação com nossa área. É um momento único e que eleva o nome do Vale do Jaguari para todo o Estado e o país — acredita Roberto.

Ainda no aguardo do encontro com o elenco, o prefeito sonha com novas gravações na região, no futuro.

— Vamos aguardar a estreia da novela, das gravações e lógico que vamos pedir para os diretores em outra oportunidade para termos um seriado por aqui. Vi que eles ficaram encantados com a beleza. Espero que tenha algo em sequência — torce.


O olheiro de Jaguari

Isadora Neumann / Agencia RBS
Vinicius Puiatti, 69, sempre achou que a cidade viraria cenário para a Globo

A quatro quadras do hotel em que está o elenco da Globo, Vinicius Puiatti, 69, é dono de uma frutaria. Já são 45 anos comandando o negócio familiar, de onde "tirou o sustento e garantiu a faculdade" de seus dois filhos. Seu Vinicius é um forte candidato a ter chamado a atenção para a região e nem se dá conta disso. Cerca de oito anos atrás, visitou as grutas e a igreja de Nova Esperança do Sul com o filho Tarcísio e soltou a seguinte profecia:

— Se a Globo visse isso tudo, certamente eles fariam uma novela aqui.

— Acho que não, pai, eles não viriam em um lugar como esse – respondeu na época Tarcísio, que hoje é roteirista da emissora, tendo assinado os textos da novela O Tempo Não Para e Tempo de Amar

O elenco de A Dona do Pedaço gravou exatamente no local em que o comerciante tinha anunciado como uma possível locação. Ele garante que o filho nem sabia que os globais estavam por ali e que ficou igualmente surpreso.

— Não sei se ele passou as fotos adiante, mas que é coincidência... isso é — desconfia o senhor.

O contato de Tarcísio com o ator Genézio de Barros, que vive o pai de Juliana Paes na novela, garantiu uma visita do artista à frutaria. Foi na manhã da última quarta-feira (20) que os dois divagaram sobre a vida e conversaram sobre a movimentação. Vinicius conta que o global elogiou a cidade e que é muito humilde. Ele está muito feliz com a circulação e todo esse clima de famosos pela região:

— Tá todo mundo deslumbrando, com a simplicidade e a simpatia dos atores. Cidade pequena é isso mesmo. Não teria como ser mais incrível.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias