Entretenimento



Falando de Sexo

Como lidar com o despertar da sexualidade

Pais que dão orientação criam filhos mais conscientes

25/02/2019 - 20h00min


Reprodução / Reprodução

Sou mãe de uma menina de 13 anos, e este vai ser o primeiro Carnaval dela. Eu e meu marido estamos preocupados. Sabemos que ela tem mais informação sexual do que nós e que não adianta trancá-la em casa. Já falamos tudo o que podíamos. Mesmo assim, queríamos ouvir de vocês o que devemos dizer a ela.

Cerca de metade das doenças sexualmente transmissíveis, a cada ano, atinge adolescentes e adultos jovens, com idades de 13 a 22 anos. Se você acha que sua filha está começando a pensar em sexo, fale com ela sobre o controle de natalidade. Deixe claro que ter relações sexuais sem proteção pode engravidá-la ou transmitir uma doença.

Camisinha

Mostre como funciona uma camisinha. Deixe que ela saiba que é uma das melhores maneiras de se proteger contra a gravidez. 

Compre o preservativo e ofereça, sem medo de achar que, com isso, você está a induzindo a transar. Muitas vezes, esse ato faz com que os adolescentes se inibam, porque têm a permissão. 

Paixão

Quando uma menina atinge a puberdade, ela tem sua primeira paixão. Não ignore os sentimentos da sua filha – eles são, provavelmente, intensos. Diga que a confiança, a honestidade e o respeito são partes importantes de uma relação saudável. Falar sobre a pressão dos colegas, que pode fazer com que o adolescente vá sexualmente mais longe do que ele quer ou está pronto, também é importante.

E não se esqueça de dar uns pitacos sobre o “sexting” – envio de fotos de nudez ou de mensagens sexuais por celular. Avise sua filha que ela pode estar se expondo ao fazer isso. Pais que dão orientação, sem ameaçar ou punir, criam filhos mais conscientes e sadios.

 Leia outras colunas

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias