Entretenimento



Falando de Sexo

Confira dicas para manter a qualidade do sexo na terceira idade

A vivência da sexualidade na terceira idade é a continuação de um processo que teve início na infância

04/02/2019 - 16h31min


Andrea Alves
Lucia Pesca


Reprodução / Reprodução

Tenho 65 anos e percebi mais dificuldade na hora do sexo. Agora, demoro mais para conseguir uma ereção. Estou com medo de que isto possa piorar. O que fazer neste caso?

A vivência da sexualidade na terceira idade é a continuação de um processo que teve início na infância. São os sentimentos de cada um, aliados às alterações anatômicas e fisiológicas trazidas pela idade, mas que se adaptam ao comportamento sexual. 

Isto ocorre mesmo depois do avanço da medicina, que pode cuidar de algumas doenças capazes de prejudicar a sexualidade plena, como é o caso de artrites (em alguns casos, as medicações podem diminuir o desejo). Informação e aceitação são fundamentais entre os parceiros. 

É preciso descobrir maneiras de fortalecer a intimidade, aumentando o prazer e a satisfação. O desconhecimento sobre  as transformações do corpo levam as pessoas a evitarem o sexo. 

Leia outras colunas

Saúde e bem-estar

Muitos homens não percebem tais alterações, produtos do ritmo biológico, como originárias da idade, levando a um quadro de ansiedade. A partir dos 40 anos, a produção de espermatozoides e de testosterona diminui, assim como a dopamina vai se reduzindo. 

Há homens que manifestam crises com sintomas como depressão e irritabilidade. A ereção torna-se menos rígida e mais lenta. Cuide-se de uma forma geral! Médicos afirmam que o surgimento de disfunções se dá mais devido a problemas de saúde do que à idade. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias