Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como funciona a reversão da vasectomia

É importante que o casal converse bem sobre a decisão. Na busca por uma solução, podem surgir problemas 

11/02/2019 - 17h37min

Atualizada em: 11/02/2019 - 18h11min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

 Estamos casados há quatro anos. Somos felizes, mas quero ter um filho. O meu marido já tem dois herdeiros do seu casamento anterior. Mas o que tem gerado problemas entre nós é o fato dele ter feito vasectomia. Agora, ele aceitou fazer a reversão do procedimento. Queria saber a opinião de vocês sobre isso.

É importante que vocês conversem bem sobre essa decisão. Na busca por uma solução para o problema da gravidez, podem surgir duas possíveis dificuldades: o percentual de chance de reversão e o custo da cirurgia. 

A vasectomia é uma operação feita em homens que não querem mais ter filhos. Ela busca interromper a passagem de espermatozoides pelos canais que os levam à uretra (o sêmen continua sendo expelido na relação). Esse procedimento, porém, pode ser revertido em alguns casos, por meio de uma intervenção um pouco mais complexa, que envolve a religação desses canais. 

O número de pessoas procurando a reversão de vasectomia vem aumentando anualmente. A causa mais comum é o fato de o paciente ter se casado novamente e desejar uma gravidez com a nova parceira. A cirurgia é ambulatorial, ou seja, ele recebe alta no mesmo dia.

Chances

Há cerca de 70% de chances de sucesso na reversão, quando feita após três ou quatro anos da vasectomia. Porém, cai de 30 a 40% após 10 anos. A idade do homem também influencia, já que a fertilidade diminui após os 45 anos. Além disso, é preciso avaliar o casal como um todo: o marido pode voltar a ter a sua fertilidade normal, mas a idade da mulher também interfere nas chances de gravidez. 

Leia as últimas colunas



MAIS SOBRE

Últimas Notícias