Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como lidar com a diminuição da libido com o passar dos anos

A perda de desejo é comum entre as mulheres no período da menopausa, mas é possível resolver o problema. 

12/02/2019 - 17h57min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Tenho 50 anos e estou no auge da minha vida. Me sinto bonita, tenho um bom marido e filhos legais, mas a vontade de fazer sexo é quase inexistente. O que aconteceu com a minha libido?

Reprodução / Reprodução

A perda de desejo é comum entre as mulheres no período da menopausa. Devido às mudanças hormonais, elas podem responder menos ao toque do par, tendo mais dificuldade para se excitar. Menos hormônios também significam menor fluxo de sangue para a vagina, o que causa a falta de lubrificação. Assim, quando você tiver relações sexuais, pode sentir dor. Para ajudar a resolver o problema, tente lubrificantes à base de água. Pergunte ao seu médico sobre a prescrição de medicamentos ou cremes para combater a secura vaginal.

Leia outras colunas

Estresse

A queda hormonal, no entanto, não pode levar toda a culpa. A vida estressante na meia-idade é outro fator que atrapalha a vida sexual. Muitas mulheres acumulam várias tarefas e se sentem as únicas responsáveis pelo casamento, emprego, problemas com filhos, cuidados com a saúde de seus pais, entre outras situações. Estes fatores podem aumentar a tensão e o estresse, colocando o seu desejo sexual em uma gangorra. 

Um conselho: tire o foco da relação em si. Passe mais tempo nas preliminares e experimente outros tipos de brincadeiras, tais como massagem e sexo oral. Procure uma terapia breve, focada na sua vida sexual, para ajudá-la nesta fase difícil.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias