Entretenimento



Falando de Sexo

Você sofre pressão por não chegar ao orgasmo? Veja como reverter isso

Muitas mulheres têm dificuldade para atingir o clímax 

21/02/2019 - 18h57min

Atualizada em: 21/02/2019 - 19h00min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

Não consigo chegar ao orgasmo, e meu namorado me cobra isso. Também não tenho lubrificação. O que devo fazer? 

Não existe regra para determinar quando e como cada mulher chega ao orgasmo. O segredo é a estimulação por toques, carícias e beijos, as famosas preliminares. Nesse clima, o orgasmo, que é uma grande sensação de prazer físico, ocorre naturalmente. 

A lubrificação também varia de mulher para mulher. A vagina libera secreções para facilitar a entrada do pênis, pois ela é o primeiro indicativo de que existe excitação. Há também o alongamento e a abertura do canal vaginal. Em algumas mulheres, ocorre o endurecimento dos mamilos e do clitóris. 

O orgasmo feminino dura de seis a dez segundos. Quando o corpo atinge o clímax, a pele e o rosto ficam mais rosados, os músculos podem se contrair, e o coração bate mais rápido. 

Autoconhecimento

Muitas mulheres têm dificuldade para chegar ao auge na relação. A solução para o problema requer treino e autoconhecimento. Explorar o próprio corpo facilita o orgasmo, mas desconhecê-lo nem sempre é a causa principal. 

Fatores físicos, algumas doenças, problemas psicológicos, como estresse, baixa autoestima e insegurança, e uso de drogas e de álcool podem dificultar que a mulher se envolva, atrapalhando o relacionamento sexual. Portanto, nada de ficar pensando em problemas na hora do sexo. 

Sempre que vier à tona um pensamento negativo, volte a focar na transa. O segredo é liberar a mente e não racionalizar sentimentos e sensações.

Leia outras colunas

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias