Entretenimento



Água na Boca

Bolinhos de laranja com merengue de aquafaba: aprenda a fazer uma receita alternativa e saudável

13/03/2019 - 14h06min

Atualizada em: 13/03/2019 - 14h24min


Gastronomia funcional é um tipo de preparo de alimentos atrelado a um estilo de vida saudável. A ideia é usar alimentos orgânicos, sem corantes ou produtos tóxicos e evitar produtos industrializados. Um curso gratuito sobre o tema, ministrado pela chef Carolina Roduyt, foi oferecido pela prefeitura de Canoas, em parceria com o Movimento Ação por Canoas (Maca). Entre as receitas ensinadas, estava a de bolinhos de laranja com cobertura de merengue de aquafaba, que você confere abaixo. 

A massa não tem glúten, leite ou ovos e é preparada com uma cobertura elaborada sem produtos de origem animal: merengue feito da água de cozimento do grão de bico. 

Mais cursos 

Os cursos no Maca são gratuitos e voltados à qualificação profissional. Atualmente, estão em andamento as aulas de Camareira de Hotel, Limpeza e Organização de Cozinha e Cuidador de Idosos. Todos estão com inscrições encerradas. 

Porém, a prefeitura prevê realizar o curso de Auxiliar de Cozinha em maio e o de Confeitaria em setembro — para destacar aqueles ligados à área da gastronomia. As inscrições para estas qualificações ainda não estão abertas. Mais informações: (51) 3472- 6068. 

BOLINHOS DE LARANJA COM MERENGUE DE AQUAFABA 

Vinicius Thormann / Prefeitura de Canoas

INGREDIENTES

Bolinhos
✔ 1 e 1/2 xícara de farinha de arroz
✔ 1 xícara de amido de milho
✔ 1 colher (chá) de gengibre ralado
✔  3 colheres (sopa) de purê de inhame ou batata doce
✔  1/3 xícara de azeite de oliva
✔  1/3 xícara de leite de coco
✔  2/3 xícara de açúcar mascavo
✔  1 colher (chá) de essência de baunilha
✔  1 xícara de suco de laranja
✔  1 colher (chá) de raspas de laranjas
✔  1 colher (sopa) de fermento químico

Aquafada
✔  1 xícara de grão de bico
✔  Água para deixar de molho os grãos
✔   1 colher (sopa) de vinagre
✔   3 xícaras de água

Merengue de aquafaba
✔  1/2 xícara de aquafaba (de grão de bico em lata ou de grãos secos)
✔  1/2 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
✔  1/4 colher (chá) de suco de limão
✔  3/4 xícara de açúcar demerara ou refinado

PREPARO

/// Bolinhos: preaqueça o forno a 180°C e reserve as forminhas de papel ou uma fôrma retangular pequena, untada com óleo. Misture todos os ingredientes, com exceção do fermento.
/// Após estar bem misturado, acrescente o fermento e água, se necessário, pois a consistência deve ser a de um bolo tradicional. A absorção de líquidos em receitas sem glúten varia muito por causa da característica de cada marca de farinha.
/// Distribua nas forminhas e asse por 30 minutos ou até estarem levemente dourados.

/// Aquafaba: ela é a água de cozimento do grão de bico, de feijões de grão claro ou de ervilhas. Pode ser utilizada a água dos enlatados, que é mais concentrada, ou a do cozimento tradicional.
/// Para utilizar a água de cozimento do grão de bico, seco, deixe 1 xícara dos grãos de molho, com uma colher (sopa) de vinagre e cobrindo com água (dois dedos acima do nível dos grãos) por 8 horas. Descarte a água do demolho e cozinhe em panela de pressão por 20 minutos, contando o tempo após começar a chiar.
/// Deixe na geladeira os grãos, juntamente com a água, em um recipiente com tampa por 8 horas, antes de utilizar.

/// Merengue de aquafaba: em uma batedeira, acrescente a aquafaba, a essência de baunilha e o suco de limão e bata até ficar branco e crescer em volume, por aproximadamente 3 minutos. Comece em velocidade baixa, e continue aumentando até atingir a velocidade mais alta da sua batedeira.
/// Comece a adicionar o açúcar, uma colher de sopa por vez. Espere até estar bem incorporado antes de adicionar a próxima colher, deixando bater por mais ou menos 20 ou 30 segundos após cada adição.
/// Após adicionar todo o açúcar, continue batendo. Pausando e olhando de vez em quando para ver se já atingiu picos firmes. O processo pode levar até 20 minutos.
/// Para dar estabilidade maior (para cobrir bolos por longos períodos, por exemplo), pode ser acrescentada 1 xícara de açúcar e 1 pitada de cremor tártaro (vendido em lojas de confeitaria).

/// Montagem: coloque o merengue em um saquinho e corte a ponta ou use uma manga de confeitar. Cubra os bolinhos já frios. Use raspas de limão ou laranja para decorar e saborizar o merengue.

Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias