Entretenimento



Falando de Sexo

Confira dicas para evitar uma cistite

A cistite pós-coito não é uma infecção sexualmente transmitida nem está relacionada à má higiene íntima do parceiro

10/03/2019 - 16h34min


Andrea Alves
Lucia Pesca


Reprodução / Reprodução

Namoro só nos finais de semanas porque o meu parceiro mora no Interior. Quando nos encontramos, fazemos muito sexo. O problema é que, na segunda-feira, sempre sinto uma ardência ao urinar. O que posso fazer?

Essa é a famosa "cistite da lua de mel" - infecção urinária após o sexo. Só que a lua de mel de vocês é semanal. Isso é bom, mas acaba complicando por trazer esse problema.Esse quadro de infecção urinária, geralmente, surge entre 24 a 48 horas após relações sexuais, realizadas, muitas vezes, em um curto espaço de tempo, ou com muita intensidade. 

A cistite pós-coito não é uma infecção sexualmente transmitida  nem está relacionada à má higiene íntima do parceiro. O ato sexual facilita o surgimento da infecção urinária, mas não é a causa direta. É bom destacar quea cistite pós-relação também ocorre após o sexo entre duas mulheres, entre dois homens e na masturbação. 

Leia outras colunas

Causas

A causa mais provável está na fricção da região do meato uretral (abertura da uretra por onde a urina, a ejaculação e outros líquidos circulam), que se abre várias vezes, facilitando a ação de bactérias. Quanto mais intensa for a atividade sexual, maior é o risco.

Outra situação que aumenta a chance de infecção é alternar o sexo anal com o vaginal. Nesta prática, há uma migração imensa de bactérias do intestino para o órgão feminino, o que facilita o surgimento da cistite.

Urinar logo após cada relação é uma boa forma de reduzir esse risco. Serve para "lavar" a uretra, empurrando para fora as bactérias. Outra ação importante é a lavagem da região genital com água e sabão neutro antes do sexo. O segredo da limpeza íntima é a moderação: nem em excesso nem de forma escassa.Não precisa diminuir o ritmo sexual. Basta fazer essa prevenção. E a dica principal é: procure um médico urologista ou um ginecologista, se a ardência persistir.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias