Entretenimento



Lady

Perdoar ou não uma traição? Saiba o que levar em conta na hora de tomar a decisão

Especialistas orientam como lidar com essa fase delicada

07/03/2019 - 12h07min

Atualizada em: 07/03/2019 - 12h19min


Andréa Graiz / Agencia RBS
Mistura de sentimentos pode atrapalhar nessa resolução

A descoberta de uma traição costuma provocar mágoa e raiva. A imagem que fazemos do par e da relação, simplesmente, desmorona. Em muitos casos, porém, é possível seguir adiante, superar o problema e dar uma segunda chance ao relacionamento. A questão é: quando vale a pena perdoar uma infidelidade? 

SÓ VOCÊ PODE DIZER

Para a psicoterapeuta Andréa Alves, colunista da sessão Falando de Sexo, do Diário, perdoar ou não seu par é uma decisão particular que depende de cada um. Ela explica que a mesma pessoa pode ter opiniões diversas sobre o assunto, dependendo do momento da sua vida. 

– As pessoas, muitas vezes, dizem que jamais pensaram em perdoar uma traição, mas acabaram conseguindo. Quando você realmente passa por isso, é diferente – pondera.

5 pontos para levar em conta na decisão

 1) Analise se é possível restabelecer a confiança no seu par. 

2) Observe se ele tem qualidades e valores que você julga importantes na sua vida.

3) Coloque na balança aspectos positivos e negativos da relação. 

4) Faça uma autoavaliação sobre o momento de vida pelo qual você está passando.

 5) Converse com seu par e procure saber o que realmente ocorreu.

ACALME-SE E CONVERSE

Sentimentos de raiva, culpa e desejo de vingança, geralmente, podem fazer com que decisões sejam tomadas por impulso. Não tire conclusões precipitadas! 

– Estabeleça um diálogo com seu (sua) parceiro (a), para, depois, pensar na melhor atitude a tomar. Conversar é fundamental para reescrever o que não está bom e poder chegar a um consenso, seja qual for a conclusão – explica a psicanalista Cláudia Haetinger, coordenadora do grupo de vínculos da Fundação Universitária Mário Martins. Mas atenção: ninguém precisa saber dos detalhes da traição! Eles não ajudam em nada e podem machucar ainda mais a parte que foi traída.

MELHOR DAR UM TEMPO NAS REDES

Reprodução / Instagram
Débora manteve a discrição na web

Recém-separada, a atriz Débora Nascimento ressurgiu nas redes sociais depois de um tempo fora do Instagram. Após rumores de traição por parte do então marido, José Loreto, a bela preferiu se preservar e ficou semanas sem publicar uma única foto no seu perfil. Para as nossas especialistas, essa é a melhor saída em momentos turbulentos. 

– A discrição é fundamental. Deve-se evitar a exposição social, pois isto gera uma cobrança das pessoas, sentimento de culpa e vergonha – explica a psicanalista Cláudia.

CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO !

Jefferson Botega / Agencia RBS
Muita calma na hora de postar qualquer coisa

// Evite expor que foi traída na internet.

/// Espere a poeira baixar para mudar o status de relacionamento nas redes sociais. 

/// Nada de enviar indiretas pela web!

/// Não se importe com o que os outros pensam a esse respeito. A decisão de perdoar ou não é exclusivamente sua! Lembre-se de que, independentemente do que fizer, sempre haverá julgamento. 

/// Caso não esteja conseguindo superar este momento difícil, busque um profissional especializado para desabafar. A terapia costuma ajudar bastante nessa hora e pode ser feita individualmente ou com o parceiro.

Produção: Rossana Gueller Ruschel. Fontes: Andréa Alves, psicoterapeuta de casal, família e sexualidade e Cláudia Haetinger, psicanalista, psicoterapeuta de casal e família, coordenadora do grupo de vínculos da Fundação Universitária Mário Martins

Leia outras colunas



MAIS SOBRE

Últimas Notícias