Entretenimento



Noveleiros

"Verão 90": repetição de tramas ou sessão nostalgia?

A trama das sete é um festival de referências a outras novelas

11/03/2019 - 10h45min

Atualizada em: 11/03/2019 - 10h47min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
TV Globo / Reprodução
João Vitti, em 1992. Rafael Vitti, em 2019. Pai e filho vivendo o mesmo drama na ficção

Mãe batalhadora é rejeitada pelo filho ambicioso. A pobre mulher, enquanto isso, se apaixona pelo marido de uma ricaça, mas enfrenta a sogra do amado, que oferece uma boa grana para que a filha não sofra ainda mais, afinal, a moça tem problemas com a bebida. Todos esses dramas aparecem em Verão 90, atual trama das sete. Porém, há 30 anos, histórias bem parecidas foram exibidas em Vale Tudo.

Enquanto isso, o mocinho João (Rafael Vitti) foi incriminado por um crime que não cometeu e terá que passar um bom tempo atrás das grades. Corta para 1992, novela Despedida de Solteiro. Xampu (João Vitti) também foi injustiçado e preso, apesar de ser inocente. As coincidências ficam ainda mais fortes quando lembramos que João Vitti é pai de Rafael Vitti. Pai e filho interpretaram personagens bem parecidos, com dramas praticamente iguais. Pra completar, é cara de um, focinho de outro. O protagonista de Verão 90 se chama João, mesmo nome do pai de seu intérprete, ai, agora sim me confundi.

Brincadeiras à parte, a atual novela das sete é um festival de homenagens a outras tramas, em especial dos anos 90. Mas até que ponto termina a sessão nostalgia e começa a sensação de "mais do mesmo". Nas redes sociais, pouca gente percebe as referências, talvez por se tratar de um público mais jovem — e que não era nascido na época das novelas mais antigas —, talvez por isso tantas "coincidências" não cheguem a incomodar. Verão 90 trabalha com o passado, até aí tudo bem, mas bem que, ao menos no quesito originalidade, as autoras poderiam manter os pés no futuro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias