Entretenimento



Água na Boca

Concurso Culinária: inscrições abertas para você enviar sua receita e concorrer a prêmios

O prazo para se inscrever vai até o dia 5 de maio. Participe!

10/04/2019 - 18h30min

Atualizada em: 10/04/2019 - 18h49min


Inscreva-se!

Ele voltou! 

Começam nesta quarta-feira (10) as inscrições para o Concurso Culinária do Diário Gaúcho em parceria com Asun Supermercados. Sabe aquela receita que sua família e seus amigos adoram? Envie-a para nós e concorra a prêmios.

As 20 preparações mais criativas – não vale copiar da internet, hein? –, 10 doces e 10 salgadas, serão premiadas com vale-compras de R$ 900 na rede Asun. O primeiro lugar levará, ainda, fogão, geladeira, micro-ondas, liquidificador e batedeira. Do 2º ao 10º lugares, também receberão liquidificador e batedeira. 

Leia mais:
Lasanha Holandesa: os segredos de uma receita vencedora

Para mandar sua receita, use os cupons e urnas nas lojas Asun, o e-mail promocoes@diariogaucho.com.br ou uma carta (Avenida Ipiranga, 1.075, Porto Alegre, CEP 90160-093), colocando o nome do concurso no envelope. O regulamento completo está no site aqui.

Inspire-se em duas receitas vencedoras de 2018: o escondidinho é da Débora Liesenfeld, de Gravataí, e a torta, da Gelci Fetzer, de Porto Alegre. 

ESCONDIDINHO DE CREME DE PINHÃO COM CHARQUE E CRUMBLE DE ERVA-MATE

Divulgação / Lacerda Fotografia

INGREDIENTES

Creme de pinhão
✔ 600g de pinhão cozido sem casca
✔ 300g de creme de leite fresco
✔ 100g de manteiga
✔ Pimenta preta moída a gosto
✔ Sal a gosto

Recheio de charque
✔ 400g de charque dessalgado
✔ 200g de cebola em tiras
✔ 3 dentes de alho picado
✔ Pimenta a gosto
✔ 50g de óleo

 Crumble de erva-mate
✔ 200g de manteiga gelada
✔ 200g de erva-mate peneirada  
✔ 200g de farinha de trigo  
✔ 200g de açúcar mascavo  

Montagem
✔ 200g de queijo colonial fatiado ou ralado

PREPARO

/// Creme de pinhão: no liquidificador, bata os pinhões com duas conchas ou mais do caldo do pinhão, até ficar um creme homogêneo. Peneire esse creme, para não ficar nenhum resíduo do pinhão, e leve ao fogo com creme de leite, pimenta e sal, mexendo sempre até começar a subir bolhas. Então, adicione a manteiga e siga mexendo por mais um minuto. Desligue o fogo e reserve.

/// Recheio de charque: cozinhe o charque e desfie-o. Em uma frigideira com o óleo quente, refogue a cebola e, logo após, o alho. Em seguida, adicione o charque, refogando com a cebola e o alho. Desligue e reserve. 

/// Crumble de erva-mate: em uma tigela grande, adicione todos os ingredientes e, com as mãos, amasse até criar gruminhos (como a farofa de cuca). Reserve. 

/// Para a montagem da receita: em um refratário, adicione todo o recheio de charque, espalhando igualmente por todo o fundo. Faca uma camada com fatias de queijo colonial por cima do recheio de carne. Logo após, adicione o creme de pinhão em cima e espalhe por toda a superfície. Faça outra camada de queijo colonial. Por último, adicione o crumble e leve ao forno por 30 minutos a 180°C. Sirva em seguida.

TORTA PREGUIÇOSA DE MAÇÃ

Divulgação / Lacerda Fotografia

INGREDIENTES

✔ 3 maçãs descascadas
✔ Suco de limão
✔ 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
✔ 1 e 1/2 xícara de açúcar
✔ 2 colheres (sopa) de fermento químico em pó
✔ 100g de manteiga derretida
✔ 3 ovos inteiros batidos
✔ Açúcar e canela para polvilhar

PREPARO

/// Em uma vasilha, misture farinha de trigo, açúcar e fermento. Corte as maçãs em rodelas e cubra-as com suco de limão para que não escureçam. Bata os ovos (gema e clara juntas).

/// Derreta a manteiga. Reserve.

/// Montagem: unte um refratário com manteiga. Distribua as rodelas de maçãs, polvilhando com açúcar e canela. Por cima, espalhe a mistura dos ingredientes secos e, depois, espalhe a manteiga derretida. Termine espalhando os ovos batidos. Polvilhe um pouco mais de açúcar e canela.

/// Levar ao forno médio por 30 minutos, até dourar.

Confira outras receitas de dar Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias