"Órfãos da Terra": Rede Globo responde nota de repúdio da Amrigs sobre cena de revalidação de diploma  - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

Exercício profissional25/04/2019 | 12h06

"Órfãos da Terra": Rede Globo responde nota de repúdio da Amrigs sobre cena de revalidação de diploma 

Órgãos de Medicina do Brasil se pronunciaram sobre diálogo da novela das seis

"Órfãos da Terra": Rede Globo responde nota de repúdio da Amrigs sobre cena de revalidação de diploma  Reprodução/TV Globo/Divulgação
Cena sobre revalidação do diploma levantou polêmica Foto: Reprodução / TV Globo/Divulgação
GaúchaZH
GaúchaZH

Uma cena exibida pela novela Órfãos da Terra na semana passada levantou discussões nas redes sociais e entre órgãos que regem a Medicina. Na trama das seis, o personagem Faruq (Eduardo Mossri) é um médico sírio que foge ao Brasil por causa da guerra e terá problemas para validar o seu diploma. 

No entanto, em um diálogo com um padre, o homem escuta que este processo é "muito difícil e que não há notícias de que outras pessoas tenham conseguido a aprovação". A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) recebeu com contrariedade a veiculação da cena e publicou uma nota de repúdio.

"A entidade representativa da classe médica no Rio Grande do Sul solidariza-se com o posicionamento de outras entidades como o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, que também manifestou repúdio a abordagem. (...). Uma das preocupações é assegurar a boa prática da Medicina, zelando pela ética e verdade com a população brasileira, ainda que o diálogo esteja inserido dentro de um enredo fictício. O problema, na visão médica, é que o personagem trata o exame como algo pouco importante e inacessível", diz a nota da Amrigs.

A comunicação da Rede Globo, nesta quarta-feira (24), emitiu uma nota-resposta dizendo que a novela se trata de uma nota de ficção sem compromisso com a realidade; veja:

"Na novela, o personagem tenta revalidar seu diploma para poder exercer seu ofício de médico. Vale ressaltar, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade. Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias".

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros