Entretenimento



Falando de Sexo

Existe menopausa para os homens? 

Antes de qualquer coisa, sempre é importante consultar um médico

29/05/2019 - 18h04min


Andrei Andrade
Andrei Andrade
Enviar E-mail
Lucia Pesca

Tenho 54 anos e, de uns tempos pra cá, já não me sinto com a mesma energia, força, potência sexual. Inclusive, até o desejo tem oscilado. Ando irritado por qualquer coisa e tenho me achado estranho... Minha parceira disse que eu estou na menopausa, mas isso existe para homem? O que será que está me acontecendo, é um sinal de velhice? 

Reprodução / Reprodução

Pois é, amigo, nós sempre indicamos que, em primeiro lugar, você consulte um médico. De preferência, um urologista, para que ele possa auxiliá-lo. Aliás, você sabia que 50% dos homens nunca foram a um urologista? 

Leia outras colunas

A maioria deles tende a priorizar outras tarefas, deixando a saúde em segundo plano. Amigo, esses sintomas que você está relatando, como uma diminuição do vigor físico, do desejo sexual e uma certa irritabilidade perante pequenos problemas podem ter relação com algum distúrbio nos testículos. 


Fique alerta

Por conta desse distúrbio, eles passam a produzir menos testosterona em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos. A andropausa – que é uma deficiência de testosterona – pode levar a uma série de alterações na saúde do indivíduo. 

É importante, amigo, que você saiba que a reposição hormonal masculina costuma ser recomendada quando os níveis de testosterona estão abaixo da normalidade – isto é, quando estão menores do que 230ng/dL. Entre os tratamentos aplicados, existe uma injeção de aplicação trimestral, que também pode ser usada em forma de gel ou adesivo. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias