Entretenimento



Falando de Sexo

Existe risco de gravidez durante as preliminares?

Mesmo antes do ato sexual, preservativo não deve ser dispensado

26/05/2019 - 16h07min


Reprodução / Reprodução

 Gostaria de saber se há risco de gravidez durante as preliminares, mesmo sem ter ocorrido a penetração.

 Leia outras colunas 

 Sim. O risco de engravidar sempre existe. As gotinhas que saem do pênis antes da penetração — lubrificação — já contêm esperma. 

Tecnicamente, para haver uma gestação é necessária a união de um óvulo com um espermatozoide. Porém, em uma troca de carícias sem camisinha, os espermatozoides — que ficam vivos fora do corpo, dependendo das condições, por até duas horas — podem ser lançados próximos ou na entrada da vagina. Assim, eles se deslocam para o interior do órgão e ocasionam a gravidez mesmo sem penetração. 

Muita atenção

Nem toda relação sexual pode gerar uma gravidez, pois o ápice da fertilidade da mulher dura cerca de 24 horas a cada mês. Mas é praticamente impossível descobrir, com precisão, quando este período ocorrerá.

Então, só há uma coisa que pode lhe dar segurança: o uso da camisinha aliado a outro método contraceptivo, como a pílula, por exemplo. 

Não corra riscos! Use o preservativo, inclusive, durante as preliminares. Além de evitar uma gestação indesejada, você fica livre de qualquer tipo de doença sexualmente transmissível.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias