Entretenimento



Água na Boca

Para todos os gostos: aprenda a preparar duas opções de hambúrguer

29/05/2019 - 10h49min


Aproveitando o Dia do Hambúrguer, que foi comemorado ontem, apresentamos receitas para preparar essa delícia em casa. Trazemos duas sugestões para agradar quem come carne e quem não come: um hambúrguer feito de carne moída e outro de feijão, vegano (sem a utilização de produtos de origem animal). A primeira receita foi elaborada pela equipe do Supper Rissul, e a segunda, pela chef Lidiane Barbosa. 

BARBECUE BURGUER

Fil Giuriatti / Supper Rissul

INGREDIENTES
✔ 600g de peito ou agulha bovinos moídos (o corte deve ter gordura)
✔ 12 folhas de alface americana
✔ 200g de queijo gorgonzola (pode ser substituído pela mesma quantidade de queijo mussarela)
✔ 120g molho barbecue
✔ 12 rodelas de cebola roxa
✔ 4 pães de hambúrguer
✔ 4 colheres (sopa) de manteiga
✔ Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO

/// Tempere a carne moída com sal e pimenta. Faça quatro bolas do tamanho de uma bola de tênis e jogue de uma mão para a outra, apertando levemente, para dar liga à mistura que vai formar o hambúrguer. Em seguida, aos poucos, vá moldando no formato de hambúrguer. 

/// Deixe descansar e cubra com filme plástico. Corte os pães, deixando a parte de baixo mais alta do que a parte de cima (tampa). Espalhe manteiga na grelha (ou frigideira) e coloque a parte interna dos pães grelhando por 1 minuto ou até dourar. 

/// Depois, grelhe o hambúrguer preferencialmente por 3 minutos de cada lado. Cuide na hora de virar a carne para não “quebrar”. Adicione o queijo dividido em 4 porções em cada um dos hambúrgueres e deixe 1 minuto em fogo baixo, para derreter. Remova do fogo o hambúrguer com o queijo derretido e deixe descansar por 2 minutos. 

/// No pão já tostado e aberto, adicione a alface americana por baixo, depois o hambúrguer. Cubra com molho barbecue e as cebolas roxas, que podem ter sua acidez reduzida previamente se deixadas em uma tigela de água morna por 5 minutos. Caso queira, adicione tiras de bacon fritas. Sirva imediatamente.

TEMPO DE PREPARO: 30 minutos
RENDIMENTO: 4 porções

HAMBÚRGUER DE FEIJÃO

Divulgação / Ana Lima Comunicação

INGREDIENTES
✔ 2 e 1/2 xícaras de feijão preto cozido
✔ 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
✔ 1 xícara de flocos de aveia
✔ 1 cebola roxa
✔ 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
✔ 1 colher (sopa) de páprica defumada
✔ 1 e 1/ 2 colher (sopa) de mostarda
✔ 1 colher (sopa) de salsinha picada
✔ 1 colher (sopa) de cebolinha picada
✔ Sal marinho moído e pimenta do reino a gosto

PREPARO

/// Deixe os grãos de feijão de molho em água suficiente para cobri- los, com o vinagre de maçã, por 8 horas. Passado o tempo, despreze a água e coloque o feijão para cozinhar em 1 litro de água por 40 minutos. Após, bata os grãos de feijão em um processador para ficar uma pasta, não muito mole. Reserve. 

/// Pique bem a cebola roxa. Refogue no azeite de oliva. Acrescente a páprica defumada e refogue mais um pouco. 

/// Coloque todos os ingredientes, inclusive o feijão processado e a cebola refogada, em uma tigela. Com as mãos, amasse bem e misture, até que essa mistura fique bem homogênea. Leve a massa à geladeira por 40 minutos. 

/// Retire da geladeira e modele os hambúrgueres. Sele em uma frigideira, com óleo de coco ou azeite e pitadas de sal. Sugestão: sirva com uma saladinha verde. 

TEMPO DE PREPARO: 10 horas
RENDIMENTO: 5 porções 

Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias