Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba o que fazer quando a parceira entra na menopausa 

É importante consultar seu médico ginecologista

01/05/2019 - 20h00min


Reprodução / Reprodução

Sou leitor assíduo do nosso Diário e fã da coluna Falando de Sexo. Eu tenho 64 anos, e a minha esposa, 51. Porém, a menopausa está atrapalhando a nossa vida, porque ela diz que não tem vontade alguma de fazer sexo. Eu fico muito estressado, pois sinto desejo. O que devemos fazer?

Adiminuição da libido é uma das características da menopausa. Um sintoma deste período, que deve ser observado na hora do sexo, é o fato de a vagina ficar mais seca. Assim, a penetração pode ser dolorosa e desconfortável. O ideal é consultar um médico sobre o uso de cremes à base de estrogênio (normalmente chamado de hormônio sexual feminino, mas também é secretado em homens em menor quantidade). Eles podem aumentar o fluxo sanguíneo na vagina e melhorar a lubrificação. Em alguns casos, a reposição hormonal pode ser indicada, mas não é todo mundo que pode fazer esse tratamento. Enquanto isso, use lubrificantes à base de água, encontrados em farmácias e supermercados. 

 Leia outras colunas   

Busca pelo prazer

Metade do caminho para o prazer é resultado do “clima” de entendimento existente entre o casal. Perceba que esta é a hora de sair da rotina: quem sabe investir mais nas preliminares, nos carinhos e nos elogios? Isso pode aumentar o fluxo sanguíneo na área pélvica. 

Homens, prestem  atenção: vocês não podem, principalmente nesta fase, ir direto ao ato sexual.  Para as mulheres, é fundamental mudar os hábitos em relação à vida sexual. Sim, sabemos que não é fácil, mas não deve ser mais difícil do que o conflito que este período provoca na relação a dois. 

Como a menopausa traz vários sintomas e contratempos, é importante consultar seu médico ginecologista para tirar todas as dúvidas. 

É uma fase de transição pela qual toda mulher passa. Cabe ao casal conversar a respeito, ainda mais vocês, que estão casados há bastante tempo que, com certeza, já tiveram outros momentos de transição. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias