Entretenimento



Falando de Sexo

Há vida sexual após a retirada da próstata 

Atualmente, existem técnicas avançadas para que a cirurgia afete o mínimo possível a vida sexual do homem. 

03/06/2019 - 13h15min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Depois de ir ao médico, o meu marido começou a ficar cada dia mais triste. Ele está com problema na próstata e vai ter de fazer cirurgia. Está achando que não vai ficar mais como era antes, tem medo de se tornar impotente! Como fica o sexo depois da cirurgia?

Reprodução / Reprodução

Se todos os homens conseguissem conversar com o seu médico sobre a vida sexual após a cirurgia, não teriam tantos problemas. A operação pode causar impotência? Sim, o problema pode ocorrer em menor ou maior grau. Mas há mais cuidado e técnicas avançadas atualmente, para que a cirurgia afete o mínimo possível a vida sexual do homem. 

A dificuldade de ereção após o procedimento ocorre porque os nervos do pênis, que comandam a ereção, passam ao lado da próstata. Outra grande questão é a ejaculação. Com a retirada total da próstata, não ocorrerá, uma vez que são esses órgãos responsáveis pela formação do sêmen. Não há mais ejaculação, mas o orgasmo segue normal.

Leia outras colunas

Nada de preconceito

A cirurgia não gera alterações no desejo. Entretanto, o homem poderá se sentir psicologicamente afetado e, com isso, ter o seu tesão prejudicado. Isso está acontecendo com o seu marido antes da cirurgia. É essencial uma conversa franca com o urologista dele, para esclarecer preconceitos a respeito dos efeitos do procedimento. A atividade sexual frequente é importante na recuperação, mesmo que não haja ereção completa no início. O estímulo da parceira  representa mais do que 50% na retomada da vida sexual após a operação. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias