Entretenimento



Água na Boca

Miniquiche de legumes e biscoitão de casca de maça: aprenda a fazer duas receitas saudáveis

26/06/2019 - 11h24min


O Mesa Brasil é um programa do Sesc que prioriza evitar o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, formar uma rede de colaboração para diminuir as carências nutricionais da população. Nessa batida de saúde e reaproveitamento, vamos aprender hoje sobre como utilizar cascas para fazer biscoitos e a preparar um quiche de legumes delicioso! As receitas estão no livro do Mesa Brasil. 

MINIQUICHE DE LEGUMES

Divulgação / Sesc/RS

INGREDIENTES 

Massa
✔ 1 ovo
✔ 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada
✔ 1 colher (café) de sal
✔ 3 colheres (sopa) de água gelada
✔ 2 xícaras (chá) de farinha de trigo ou o quanto bastar para dar o ponto da massa 

Recheio
✔ Vagem
✔ Abobrinha
✔ Cenoura
✔ Brócolis
✔ Ervilha
✔ 100g de queijo parmesão ralado
✔ 3 ovos
✔ 250ml de creme de arroz ou creme de leite fresco
✔ Cheiro-verde
✔ Sal a gosto 

PREPARO

/// Massa: peneire a farinha e o sal. Acrescente a manteiga e, com as mãos, vá misturando até virar uma farofa. Acrescente a água e o ovo e misture com as mãos até que a massa fique homogênea (se for preciso, adicione mais farinha).
/// Enrole em um papel filme e coloque na geladeira, enquanto prepara o recheio.
/// Recheio: processe os vegetais e o cheiro-verde. Misture a ervilha e os ovos, acrescente o queijo e o creme de arroz ou de leite.
/// Montagem: abra a massa e forre as forminhas de cupcakes ou de empadas. Coloque o recheio e leve ao forno preaquecido a 180ºC. Asse por 40 minutos.  

BISCOITÃO DE CASCA DE MAÇA

Divulgação / Sesc/RS

INGREDIENTES
✔ Cascas de 4 maçãs
✔ 150g de açúcar
✔ 1 ovo ligeiramente batido
✔ 120g de farinha de trigo
✔ 100g de manteiga
✔ Raspas e suco de 1 limão
✔ 1 colher (chá) de fermento
✔ 1 colher (chá) de água
✔ Uma pitada de sal 

PREPARO

/// Corte as cascas das maçãs em tiras finas e coloque em uma panela com um terço do açúcar e a água. Deixe cozinhar até as cascas começarem a caramelizar (cerca de 4 minutos). Assim que o açúcar passar a dourar, desligue o fogo e reserve.
/// Em uma tigela, misture o açúcar restante, o ovo, a farinha, a manteiga, o suco e as raspas de limão. Complete com o fermento e o sal. Misture até obter uma massa homogênea.
/// Forre o fundo de uma assadeira de bordas baixas com papel-manteiga. Com a ajuda de uma colher, coloque a massa sobre o papel-manteiga, formando os biscoitos. Deixe uma boa distância entre um e outro. Sobre cada biscoito, coloque uma colher (chá) de cascas caramelizadas. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por aproximadamente 20 minutos. 

DICA

/// Para preparar a calda no micro-ondas, use a mesma quantidade de ingredientes e cozinhe de 3 a 5 minutos em potência máxima. Fique atento para a calda não passar do ponto. 

Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias