Entretenimento



Falando de Sexo

O órgão sexual muda com o passar dos anos?

Isso ocorre com todos os homens, e é normal. À medida que envelhecem, o pênis muda de aparência e de função.

13/06/2019 - 16h24min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Tenho 72 anos e parece que o meu órgão está diferente de uns anos para cá: não tem mais o mesmo tamanho, a mesma cor nem a mesma rigidez. O que pode estar acontecendo comigo?

Reprodução / Reprodução

Sim, caro leitor, mas não se preocupe, isso ocorre com todos os homens. À medida que envelhecem, o pênis muda de aparência e de função. A partir dos 40 anos, seus níveis de testosterona (hormônio do desejo) começam a diminuir. É uma parte normal do envelhecimento e pode afetar os genitais. 

Alterações visuais

— Cor: se houver menos sangue fluindo, o órgão masculino adquire um tom de rosa mais claro. 

— Tamanho: níveis mais baixos de testosterona e redução do fluxo sanguíneo podem fazer com que o pênis diminua gradualmente, parecendo menor do que realmente é. Esta é uma preocupação para muitos homens. Alguns homens também acham que seus testículos ficaram menores e começaram a ceder. 

— Queda de pelos: com o tempo, os pelos pubianos começam a cair. O comportamento sexual também muda com a idade. Pode levar mais tempo e exigir mais estímulo para ficar excitado, ter ereção e ejacular. 

— Para muitos casais, esse tempo extra não é um problema. Pode ser uma chance para desfrutar de mais intimidade e experimentar diferentes tipos de atividades sexuais. 

Converse com seu par sobre isso e procure um profissional da área para tirar dúvidas. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias