Entretenimento



Falando de Sexo

Como lidar com as cólicas menstruais?

Cerca de 84% das mulheres sofre com isso

03/07/2019 - 20h00min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

Gurias, a minha namorada morre de cólica quando está menstruada. A gente quase não transa nesse período, pois ela sente muita dor. O que é possível fazer?

Para muitas mulheres, as cólicas menstruais podem fazer com que elas interrompam tarefas diárias ou que precisem fazer uso de medicação. Isso, é claro, prejudica a qualidade de vida. Cerca de 84% das mulheres sofrem com isso. 

Existem algumas alternativas à medicina convencional para parar ou prevenir as cólicas:

— Mudanças na alimentação

— Chás de ervas

— Massagens 

— Terapias de relaxamento. 

As mulheres que não se beneficiam com estas alternativas devem recorrer aos analgésicos. 

Tratamento

É importante consultar um ginecologista para buscar o tratamento mais adequado. 

Normalmente, a medicação mais eficaz é aquela que ataca a causa da dor. O endométrio – tecido que reveste o útero – libera uma substância que faz o útero se contrair e expelir seu revestimento a cada ciclo menstrual. O problema surge quando há excesso dessa substância, a prostaglandina, o que pode estar associado a cólicas mais intensas. 

A prostaglandina também pode ser responsável por idas mais frequentes ao banheiro durante a menstruação, o que aumenta a dor e o desconforto no período. 

Se as cólicas estão atrapalhando sua vida ou até interferindo na sua rotina, converse com um médico sobre a melhor alternativa para evitar ou diminuir as dores.

 Leia outras colunas de Falando de Sexo 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias