Entretenimento



Falando de Sexo

Posso engravidar durante a menstruação?

Isso é raro, mas não impossível

11/07/2019 - 17h56min


Andrea Alves
Lucia Pesca

É possível engravidar durante o período de menstruação? Além disso, é normal estar grávida e continuar menstruando?

Reprodução / Reprodução

Engravidar no período menstrual é raro, mas não  impossível. Na verdade, a gravidez não ocorre durante a menstruação, mas, sim, poucos dias depois do fim da mesma. Se a mulher tiver um ciclo menstrual muito curto, é possível que ela ovule poucos dias depois do fim da menstruação.Já estar grávida e menstruar é uma situação relativamente comum. O ideal é, se há alguma suspeita de gestação, fazer o exame para confirmar, pois, realmente, pode ocorrer de a menstruação continuar vindo, e a mulher já estar grávida.

Leia outras colunas

Fique atenta

Atenção! É possível estar grávida, e o resultado do teste apontar negativo. Ocorre que os níveis do hormônio HCG (sigla em inglês para gonadotrofina coriônica humana, que indica a gestação) começam a subir depois de oito dias da fecundação, ou seja, após a implantação do óvulo fecundado no útero. Se o exame de gravidez for feito antes dessa fase, o resultado poderá ser um "falso negativo". 

Isso porque ainda não há uma quantidade de hormônio circulante que seja suficiente para ser detectada pelo exame.Os testes de gravidez de farmácia, feitos com base na urina, demoram um pouco mais para acusar positivo, uma vez que a concentração do hormônio no xixi é bem menor do que no sangue.Portanto, é recomendável que os testes de farmácia sejam feitos após duas semanas de atraso da menstruação. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias