Entretenimento



Estrelas da Periferia

VÍDEO: Conheça o grupo gaúcho que pretende ir de mala e cuia para São Paulo

Samba Tchê tem dois trabalhos para serem lançados e planeja sua mudança para São Paulo em 2020.

23/07/2019 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Em 2015, com a proposta de encarar a música de maneira mais profissional, Kleber (surdo) decidiu fundar o Samba Tchê com integrantes dos bairros Lomba do Pinheiro, Belém Novo e Restinga. Depois de achar os primeiros parceiros para dar o pontapé inicial no grupo, ele seguia em busca de reforço. 

Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Grupo lança primeiro disco ainda neste ano

Em 2016, como uma espécie de cereja do bolo, quem entrou na banda foi um nome conhecido do pagode local: Dhado, ex-integrante do Ah! Muleke. O grupo gaúcho teve destaque no começo dos anos 2000, na Capital.

— Ele veio como um grande reforço no cavaquinho e agregou muito com a sua experiência. Nos tempos em que integrou o Ah! Muleke, morou em São Paulo, tem noção de mercado — afirma Kleber. 

Com a sua formação completa, o grupo passou a trabalhar na gravação do seu primeiro disco. Entre ensaios e shows em Porto Alegre e na Região Metropolitana, foi nascendo o álbum Nossa Batucada, que será lançado no próximo mês.

O material mescla samba e pagode. Contou com a produção de uma referência do gênero: Bira, pai de Anderson Leonardo, do Molejo, que veio a Porto Alegre para trabalhar com os gaúchos. Para aproveitar Bira, o grupo não perdeu tempo e encaminhou o lançamento do segundo disco. Esse também deve ser lançado neste ano.

Leia outras histórias de Estrelas da Periferia

Novos ares

Apostando na faixa Pensa Bem, Samba Tchê já pensa nos próximos passos, que incluem a busca de novos ares. Para isso, a experiência de Dhado será fundamental.

— Ele sempre nos alertou que não é fácil. Mas, mesmo sendo difícil, a gente sabe que as oportunidades aparecem mais lá (em São Paulo)— reconhece Kleber. 

Segundo Dhado, vocal e cavaco da banda, a vontade dos músicos era permanecer em Porto Alegre. Mas, para eles, o mercado nacional "acontece" em outras bandas:

— Nosso projeto é morar em São Paulo. A ideia é que a gente faça a mudança no começo do ano que vem. Desde o início, a ideia sempre foi expandir o nosso trabalho. Infelizmente, sabemos que não tem como ampliá-lo morando aqui — comenta.

Se a sonhada mudança para a capital paulista se concretizar como o previsto, os gaúchos prometem não esquecer suas origens. Até por isso, o nome escolhido para a banda foi Samba Tchê.

— Existem muitos grupos de pagode no país. Queríamos algo para nos diferenciar, para gerar curiosidade no público — explica Dhado, para complementar:

— Quando a galera ouvir o nome Samba Tchê, vai nos identificar na hora, não tem perigo de confundir (risos).

Ainda integram a banda os músicos Marcio (reco-reco), Thales (repique de mão), Vágner (tam-tam), Cocinho (banjo) e Andy (pandeiro).  

Pitaco

Lelê, vocalista do grupo Louca Sedução, fala sobre o trabalho do Samba Tchê:

— A música (Pensa Bem) tem um refrão fácil. Se for bem divulgada, certamente vai cair no gosto musical da galera que gosta de um bom samba. São músicos muito bons e com a experiência do Dhado, o grupo tem tudo para fazer sucesso.

Aqui, o espaço é todo seu

— Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

— Se quiser falar com a banda, ligue para o telefone 98910-7057.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias