Entretenimento



Falando de Sexo

Como falar sobre sexualidade com as crianças

O ideal é sempre agir com naturalidade

02/09/2019 - 16h42min


Andrea Alves
Lucia Pesca

A minha filha tem quatro anos. Ela estava tomando banho com o meu afilhado, de sete anos. Eu ouvi umas risadas e, quando vi, eles estavam mostrando os genitais um para o outro. Sei que estavam brincando sem maldade. Porém, acabei com a brincadeira e com o banho. Não sei se fiz certo. Como agir nessa hora?

Reprodução / Reprodução

Muitas famílias têm dificuldades em lidar com as curiosidades e as descobertas das crianças no que diz respeito à sexualidade. Por volta dos três ou quatro anos, a criança, já sem as fraldas, passa a ter uma percepção maior sobre o seu corpo. 

É uma fase em que está descobrindo o mundo, e as diferenças entre meninos e meninas começam a ser identificadas. A curiosidade pode levar a jogos sexuais entre os amiguinhos, o que é comum. Nestes momentos, é importante não demonstrar que você está horrorizada. 

Leia outras colunas

Naturalidade

Tente agir com naturalidade, ou seja, não faça um escândalo, não minta e nem mostre que está sem graça ou brava em abordar o assunto.  Para isso, faça uma autoavaliação sobre como se relaciona com o sexo, se esse tema é tranquilo para você ou se há conflitos, medos ou incômodos para serem resolvidos. Pois, caso eles existam, podem impedi-la de sentir-se à vontade para falar sobre sexualidade. 

Na conversa com a criança, tente ser clara e objetiva. Responda, exatamente, o que ela perguntou, sem alongar muito a explicação. Se restarem dúvidas, e se há espaço em casa para isso, ela vai perguntar! Conversar, esclarecer e assumir uma postura saudável são atitudes que podem gerar diálogos satisfatórios.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias