Entretenimento



Falando de Sexo

Como funciona o DIU hormonal?

A pílula é um método muito seguro, mas precisa ser utilizada corretamente!

01/09/2019 - 17h08min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Existe um DIU que contém hormônio? Quem usa não fica menstruada? Pergunto isso porque odeio ficar menstruada e, além disso, não me adaptei à pílula, pois esqueço de tomar.

Reprodução / Reprodução

A pílula é um método muito seguro, mas precisa ser utilizada corretamente! Sim, existe um DIU (dispositivo intrauterino) que é um novo método anticoncepcional hormonal, colocado dentro do útero. 

Ele tem o formato de um "T", é de plástico ou de metal e atua por meio da liberação contínua de uma dose baixa do hormônio progesterona no útero. Assim, os efeitos colaterais da ingestão hormonal são minimizados, e o funcionamento do organismo da mulher não fica prejudicado, evitando, inclusive, o ganho de peso. 

O DIU deve ser colocado no útero por um ginecologista, até sete dias após o início da menstruação. Pode permanecer no corpo por até cinco anos.

Leia outras colunas

Menstruação

Com relação ao sangramento menstrual, ele não vai cessar, necessariamente, mas tornar-se mais curto e menos intenso. O DIU hormonal faz com que as mulheres não ovulem, ou, então, que produzam óvulos de baixa qualidade, por isso a gravidez não ocorre. 

É um contraceptivo caro e, por isso, pouco acessível a todas as mulheres. E como sempre falamos aqui, o DIU, assim como outros contraceptivos, só deve ser usado com orientação e indicação médica. A princípio, ele pode ser usado em qualquer idade, desde que a mulher já tenha menstruado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias