Entretenimento



Estreia Amanhã 

"Éramos Seis": Família Lemos em três décadas

Estreia hoje na RBS TV nova adaptação de uma das novelas mais conhecidas da teledramaturgia brasileira

30/09/2019 - 09h31min

Atualizada em: 30/09/2019 - 10h36min


Julio Boll
Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação
Antonio Calloni e Gloria Pires vivem casal protagonista da trama

O afeto e a importância de se manter laços familiares firmes, mesmo diante das dificuldades financeiras e das turbulências dos relacionamentos, norteiam a trama de Éramos Seis, que estreia hoje na RBS TV, às 18h30min. A nova novela das seis da Globo, escrita por Angela Chaves, com direção artística de Carlos Araújo, é baseada no folhetim de Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho duas vezes adaptado para a TV, a partir do livro homônimo de Maria José Dupré  em 1977,  na TV Tupi, e  1994, no SBT. A primeira adaptação do romance para a TV foi em 1958, na Record, seguida por outra, em 1967, na Tupi.  

Já conhecida do público noveleiro, Éramos Seis  acompanha a família Lemos ao longo de três décadas – 1920, 1930 e 1940 –, com foco no casal Lola (Gloria Pires) e Júlio (Antonio Calloni) e seus filhos. Graças a  um financiamento bancário, a família compra uma casa na nobre Avenida Angélica, zona central de São Paulo.

No material promocional da novela, a autora Angela Chaves diz: “Antes de mais nada, é importante dizer que se trata de uma história atemporal, que traz para o debate conflitos universais. Estamos contando a história de uma família, seus laços e como seus integrantes fazem para se manterem unidos mesmo nos momentos mais difíceis. No fundo, é sobre o que une as pessoas, as relações de amizade, de parentesco e solidariedade”.

A criação dos filhos é uma das principais questões de Éramos Seis. Os dois mais velhos, o correto Carlos (Xande Valois quando criança e Danilo Mesquita na fase adulta) e o arteiro Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes) vivem brigando e obrigando os pais a se dividirem em meio às constantes escaramuças dos garotos. Os outros herdeiros são Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) e Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio).

Éramos Seis também abordará o  impasse vivido pelo casal Afonso (Cássio Gabus Mendes), dono do armazém da região, e Shirley (Bárbara Reis) diante da entrada em cena, depois de 13 anos sem dar notícias, de João Aranha (Caco Ciocler), grande paixão dela no passado. Além dos amigos da Avenida Angélica, Lola pode contar também com sua mãe, Maria (Denise Weimberg), e suas irmãs, Clotilde (Simone Spoladore) e Olga (Maria Eduarda de Carvalho) – que passarão uma temporada em São Paulo.

Inspiração

A estilista francesa Coco Chanel inspira a caracterização de Lola, principalmente em relação ao seu corte de cabelo. Estampas simétricas e costuras mais largas também foram preocupações do figurinista Labibe Simão. 

Parte da trilha sonora de Éramos Seis foi gravada no estúdio Abbey Road Studios, em Londres. As gravações de músicas da época são cantadas por artistas contemporâneos, como Céu, Fernanda Takai e Tulipa Ruiz.

A banda Clusters Sisters, que faz parte do núcleo do bordel frequentado por Júlio, reinterpreta músicas atuais, de Bad Romance, de Lady Gaga, a Bang, de Anitta.

Saiba mais

Antes de ser uma das histórias mais contadas e recontadas pela TV, Éramos Seis é um romance publicado em 1943 pela escritora Maria José Dupré (1898-1984). Foi incorporado nos anos 1970 ao acervo da Coleção Vagalume, da Editora Ática, e é até hoje um livro bastante lido, principalmente entre os jovens. Um dos motivos do sucesso de suas adaptações televisivas é a forma honesta como a autora dosa o melodrama de uma história que já é, na origem, de uma tristeza pungente. O que nem sempre dá as caras nas adaptações para a TV é um dos elementos mais ricos do romance: a forma como faz com que a evolução da história da família Lemos case de modo umbilical com as transformações sociais do país.


ÉRAMOS SEIS

Segunda a sábado, 18h30min, RBS TV

Últimas Notícias