Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba o que é verdade ou mentira sobre a planta maca peruana e os seus efeitos

Muitas informações que circulam podem ser fantasiosas

05/09/2019 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca

O que vocês acham da maca peruana? Ouvi dizer que o seu efeito deixa os homens com mais vontade de fazer sexo. Parece que essa erva é um produto natural.

Reprodução / Reprodução

 Amigo, a maca, uma erva originária do Peru, gera muitos comentários sobre a sua capacidade de potencializar a libido, mas isso não se trata, exatamente, de uma novidade: ela era usada pelos incas (civilização que habitou a América do Sul entre os séculos 13 e 14) para fins medicinais. 

Segundo a crença popular, é uma planta conhecida por sua lendária capacidade de fornecer energia e por instigar o desejo sexual. Porém, a maca é uma erva com inúmeras informações fantasiosas sobre a sua utilidade e as evidências científicas sobre o seu efeito são limitadas. 

Leia outras colunas

Pesquisas

Os pesquisadores ainda procuram saber como ela pode ajudar homens e mulheres que tenham baixo desejo sexual. Alguns estudos sugerem que pode melhorar a qualidade do sêmen, aliviar os sintomas da menopausa e reduzir a próstata aumentada.

Outras pesquisas mostram que maca é um afrodisíaco. O que se sabe é que ela é um estimulante energético. Portanto, faz com que a pessoa se sinta mais disposta durante o dia e menos cansada à noite.

Também se sabe que a maca tem um longo histórico de uso medicinal bem-sucedido contra o desconforto gerado na menopausa e infertilidade. A questão é saber como ela funciona no organismo de cada pessoa.

A maca peruana pode ser um produto natural, mas, primeiramente, fale com o seu médico antes de tomar quaisquer suplementos. Sempre podem existir efeitos colaterais, incluindo a insônia.





MAIS SOBRE

Últimas Notícias