Entretenimento



Estrelas da Periferia

VÍDEO: com milongas, xotes e vaneras, Recuerdos celebra a primeira década 

Grupo canoense tem disco com canções autorais e comemora agenda intensa bem no mês farroupilha.

10/09/2019 - 07h00min

Atualizada em: 10/09/2019 - 15h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Completando 10 anos de carreira em 2019, o grupo Recuerdos, com integrantes dos bairros Fátima, Guajuviras e Harmonia, em Canoas,  comemora a chegada de setembro por dois motivos especiais. Primeiro, pelo fato de que a procura por shows sempre aumenta no mês farroupilha. Segundo, porque os canoenses estarão em dois dos principais palcos gaúchos nesta época: no Acampamento Farroupilha da Capital, e no Acampamento que ocorre no Parque Eduardo Gomes, sede da Semana Farroupilha da cidade (confira a agenda no fim da matéria). De acordo com Fagner Martins, voz e violão do Recuerdos, a veia gaudéria do grupo vem desde a infância dos seus membros:

Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Recuerdos estará no Acampamento Farroupilha e na Semana Farroupilha de Canoas

— Temos essa formação desde o seio familiar. Frequento CTGs desde os cinco anos, a minha formação se deu em CTG. E o Paulinho Vargas (percussão) é conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

"Bailáveis"

Mesclando músicas próprias com faixas consagradas do folclore e do cancioneiro gaúcho, por não "buscar algo comercial", conforme a definição de Fagner, Recuerdos acabou ficando mais conhecido em Canoas. E investiu, por isso, na linguagem bem regional. 

O repertório propõe aos fãs da música gaúcha uma espécie de "minibaile", como Fagner explica. De acordo com o músico, grupos que fazem repertório para bailes tocam cerca de 45 músicas, enquanto o Recuerdos tem 21 faixas apresentadas  ao longo do show.

— A gente faz, de vez em quando, alguns bailes à moda antiga. Mas, como as nossas músicas são bailáveis, o show se torna um minibaile, com vaneras e milongas. Temos um xote muito bonito que se chama Tá Chegando a Gauchada — diz.

Em 2016, Recuerdos lançou o seu primeiro disco, Milonga para um Funeral, com nove faixas. Neste ano, saiu o primeiro DVD, com 14 canções.

Origens

— São músicas da nossa fonte de inspiração, de nomes como Luiz Marenco, Leonel Gomez e César Oliveira, autores e cantores que a gente quis homenagear neste DVD, colocando a nossa cara. E, claro, mesclando com faixas autorais — completa. 

E como tradição passa de pai para filho, Fagner quer que a herança do Recuerdos passe para as próximas gerações. Em alguns shows, acompanhado da mulher, Samanta, ele leva o pequeno Vicente, cinco anos, para os palcos:

— Desde pequeno, cultivei a tradição gaúcha. A ideia de estar junto no palco, conosco, foi a forma que achei para que ele cultuasse a tradição, pois, para a minha formação, foi muito bom eu ter cultuado a tradição desde cedo — afirma.

Ainda integram o grupo Fábio Simon (acordeão) e Bruno Linhares (baixo). 

Agenda do grupo
— No próximo dia 19, às 20h, o grupo Recuerdos toca no palco principal do Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital.

— Nesta quinta-feira e nesta sexta, às 19h30min, a banda faz um pequeno show no Galpão RBS, também no Acampamento Farroupilha.

— No próximo dia 22, o grupo toca na Semana Farroupilha de Canoas, no Parque Eduardo Gomes, em Canoas, a partir das 20h30min.

Pitaco de Quem Entende 

 Lucas Nunez, vocalista do Nosso Balanço, avalia o trabalho do destaque no Estrelas:

— Grupo com potencial. Aplaudo a iniciativa de tocar música nativista que remeta às coisas do campo e das lidas características do nosso Estado. Isso é sempre digno de aplauso e incentivo! 

Aqui, o espaço é todo seu

— Para falar com Recuerdos, ligue para 99199-3370.

— Se quiser participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias