Entretenimento



Na ponta da língua

Com Claude Troisgros, reality culinário "Mestres do Sabor" estreia nesta quinta-feira 

Temperos e pratos dos mais diferentes lugares do país são a atração principal do programa

10/10/2019 - 07h54min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Victor Pollak / Globo
Troisgros e seu parceiro Batista (ao centro) com os chefs convidados José Avillez (E), Kátia Barbosa e Leo Paixão

Com o fim das audições musicais do The Voice Brasil, o palco dá lugar à cozinha. As noites de quinta-feira da RBS TV serão agora recheadas pela busca do melhor chef do país, em Mestre do Sabor, reality show culinário que estreia nesta quinta (10), às 22h20min, com a proposta de fazer o espectador conhecer temperos e pratos dos mais diferentes lugares do país.

— O público de determinada região vai poder ver receitas, temperos e especiarias típicas de outras. É uma grande troca de experiências. Além de tudo, é uma competição que ensina e acolhe os participantes. Tem emoção, humor e amor. Os mestres estão ali para orientar, mas em nenhum momento modificar uma receita de raiz — explica Claude Troisgros, chef francês radicado no Brasil há quatro décadas, que apresenta o programa ao lado de seu fiel escudeiro, o também mestre-cuca João Batista.

Mestre do Sabor será disputado na primeira etapa por 24 chefs profissionais, pré-selecionados após buscas da Globo em todo o Brasil. Inicialmente, a produção chegou a 200 nomes, que foram reduzidos a 60 candidatos para uma seleção presencial.

O público conhecerá esses 24 nomes finais no programa desta quinta, que mostrará o julgamento dos três chefs convidados para serem os avaliadores da temporada: o mineiro Leo Paixão, a carioca Kátia Barbosa e o português José Avillez. Eles serão os líderes dos três times formados a partir dos chefs escolhidos e, ao longo da seis etapas do reality, também avaliam os pratos. Em algumas provas, Claude e Batista terão peso nas decisões. 

— O Claude apresenta, mas o Batista está sempre ao lado dele trocando opiniões sobre os pratos, provando junto quando o Claude está na função de avaliador — diz Aida Silva, diretora de Mestre do Sabor. — Fora que o Batista é uma figura! De cara, a plateia cria uma identificação com ele, que interage e brinca com quem assiste ao programa do estúdio.

Batista começou a trabalhar com Troisgros há 38 anos, no primeiro restaurante do francês no Brasil, no Rio de Janeiro. A parceria virou amizade e ficou ainda mais fortalecida quando a dupla começou a aparecer na TV, no começo dos anos 2000, em programas do canal por assinatura GNT. 

— Eu me emociono de ver a generosidade do Claude comigo também na frente das câmeras. Ele está sempre atento, me dando dicas, como faz sempre na cozinha. E também dou as minhas pitadas (risos) – conta o paraibano Batista, que topou trabalhar para Claude por uma semana, como lavador de pratos, e dominou as mais diferentes funções até se tornar ele próprio um conceituado cozinheiro.  

Etapas

Mestre do Sabor terá seis etapas. Após a divisão dos três times (fase Prato de Entrada), será a vez de Na Pressão, prova dividida em duas partes: a primeira, no formato time contra time, é o Menu Confiança, em que cada grupo cozinha um menu completo, tendo Claude como juiz; a segunda é a Batalha dos Cucas, em que os chefs do time perdedor cozinham individualmente e, com os votos dos três líderes, dois participantes são eliminados.

As etapas Duelos e Na Balança, na sequência, testarão a realização de um prato surpresa e também os conhecimentos individuais dos candidatos restantes. Na grande final, que será disputada por quatro chefs, as provas serão realizadas ao vivo. 

Além de fazer uma visita aos pratos típicos de todo o Brasil, Mestre do Sabor quer tornar a cozinha algo fácil e prático.

— Comida saborosa pode ser feita com sabedoria e poucos ingredientes — destaca Claude Troisgros. 

Mestre do Sabor

  • Todas as quintas-feiras, depois de A Dona do Pedaço,  na RBS TV

MAIS SOBRE

Últimas Notícias