Entretenimento



Noveleiros

Confira as homenagens de "Bom Sucesso" a outras novelas

Autores da trama das 19h soltam pistas divertidas ao longo da trama. Cabe ao público entender as referências!

06/10/2019 - 15h04min

Atualizada em: 06/10/2019 - 15h12min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antonio Fagundes) em "Bom Sucesso"

Citações literárias, personagens cheios de nuances, reviravoltas, casais shippáveis, comédia na medida certa, entre outros motivos, podem ser apontados como os ingredientes do triunfo de Bom Sucesso. A novela caiu no gosto popular e coleciona elogios da crítica especializada. 

Além dos motivos já citados, há mais um fator que prende o público na frente da telinha às 19h. Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm soltam pequenas dicas ou fazem homenagens escancaradas a outras novelas. 

E, aí, cabe ao noveleiro mais atento descobrir se aquele personagem já apareceu em tramas anteriores ou se tal bordão já passou pela boca de personagens clássicos. Como  não perdemos um capítulo de Bom Sucesso, enumeramos aqui algumas citações e aparições de novelas antigas na história atual. É para se divertir!

Acho que eu vi um gatinho...

TV Globo / Reprodução
León, é você?

Esta é só para quem é muito ligado em novelas e pegou na hora a referência. Em frente à casa de Paloma (Grazi Massafera), um gatinho preto assustou Diogo (Armando Babaioff). 

Terezinha (Stella Freitas) tratou de tranquilizar o pilantra:

— É só o gato do seu Aguinaldo.

Reprodução / Instagram
Saudade dessa dupla?

Será que era León, o felino que estrelou O Sétimo Guardião (2018), novela do seu Aguinaldo, ou melhor, Aguinaldo Silva? Vai ver que o bichano continua circulando pelos cenários dos Estúdios Globo. 

  

Teu passado te condena, Paloma!

Felipe Monteiro / GShow
Larissa (Grazi Massafera) impactou em "Verdade Secretas"

Logo no início da atual novela das sete, quando Alberto (Antonio Fagundes) foi até a casa de Paloma para convidá-la para ser sua a "acompanhante", a moça, toda desconfiada, questionou o empresário:

— Pera aí. Me explica direito o que faz uma acompanhante. Porque, naquela novela do Walcyr Carrasco, era saliência!

Nós sabemos o que você fez em novelas passadas, Grazi. Em Verdades Secretas (2015), ela deitou e rolou com muita "saliência", como a modelo Larissa, que, do book rosa às drogas, mostrou o submundo de uma carreira nem tão glamourizada assim.

  

O todo-poderoso há séculos...

Ver Descrição / Ver Descrição
Felipe (Antonio Fagundes) Já foi, sim, o dono do mundo

Em Bom Sucesso, Alberto Prado Monteiro construiu um verdadeiro império — em decadência, é verdade — mas com poder suficiente para não sucumbir às primeiras dificuldades. Torcendo pela derrocada do sogro, o perverso Diogo chegou a comentar:

— Seu Alberto tá achando que é o dono do mundo.

Diogo e alguns telespectadores mais jovens podem até não se lembrar, mas Antonio Fagundes já foi, sim, o próprio. Em O Dono do Mundo, trama de 1991, ele viveu Felipe Barreto, médico que se achava no direito de comprar tudo, até mesmo o amor de uma bela mulher, como a ingênua Márcia (Malu Mader).

  

Culpa da Rita! Ou da Nina?

TV Globo / Divulgação
Carminha (Adriana Esteves, à esquerda) penou nas mãos da vingativa Nina (Débora Falabella)

Assim que Willian (Diego Montez) descobriu o caso de Gisele (Sheron Menezzes) e Diogo, tratou de se aproveitar da situação para chantagear a "bruxinha", como carinhosamente chama a colega. Em uma referência que todo mundo captou na hora, o rapaz soltou a máxima: 

—Me serve, vadia! 

TV Globo / Reprodução
Willian (Diego Montez) se esbaldou

Aliás, a frase já foi lembrada em outras novelas e programas de humor. Avenida Brasil (2012) é um clássico, e a rivalidade entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) fez história na teledramaturgia. 

Falando nisso, logo poderemos rever a cena original, na fala de Nina para a vilã. A história de João Emanuel Carneiro volta na segunda, no Vale a Pena Ver de Novo.

  

Do Leblon para Bonsucesso

João Cotta / TV Globo/Divulgação
Jeniffer (Nathalia Altenbernd) quer ser "ryca"

Jeniffer (Nathalia Altenbernd) tem pavor de morar no subúrbio e sonha em levar vida de rica. Para tanto, resolveu trabalhar na Chic, loja da perua Eugênia (Helena Fernandes). 

TV Globo / Divulgação
Laura (Vivianne Pasmanter) e outras vilãs agradecem a homenagem

Mas, como a jovem enganou a patroa sobre sua origem? Simples:

– Fiquei duas semanas imitando aquelas madames das novelas do Manoel Carlos. Fiquei me sentindo a própria Vivianne Pasmanter (a Laura de Por Amor, que está no Vale a Pena Ver de Novo)!

As vilãs do Maneco agradecem a sua homenagem, querida. 

  

De "Totalmente Demais" a "Dona do Pedaço" 

Paulo Belote / TV Globo
Dani (Fernanda Motta) voltou a dar o ar da graça

Não poderiam faltar referências à novela anterior da dupla Rosane Svartman e Paulo Halm. Aí, não foram só citações a Totalmente Demais (2015), mas participações de personagens. 

Foi o caso da modelo Dani Lieb Dich (Fernanda Motta), que, alguns capítulos atrás, chegou a ter um flerte com Marcos (Romulo Estrela). A fictícia grife Sambrini, que surgiu em Totalmente Demais, também voltou com tudo em Bom Sucesso, com direito a desfile badaladíssimo.

Nos próximos capítulos, quem dará as caras será Natasha (Lavínia Vlasak), ex-mulher de Arthur (Fábio Assunção) na trama de 2015 — lembram? A top vai falar mal do ex, para não perder o costume, dizendo que ele mudou muito depois de se casar com Carolina (vivida por Juliana Paes), uma mulher que se acha "a dona do pedaço". Pegaram a referência à novela das nove? 

TV Globo / divulgação
Natasha (Lavínia Vlasak) também vai voltar

  

Autores e noveleiros declarados

Isabella Pinheiro / GShow
Para Paulo Halm e Rosane Svartman, o público curte as sacadas

Rosane Svartman e Paulo Halm são apaixonados por teledramaturgia. Não à toa, os autores de Bom Sucesso colocam em sua obra o que trazem da sua bagagem emocional noveleira.

— Citamos novelas porque crescemos vendo novelas. Assim como citamos livros, poemas, músicas e filmes, que compõem nosso repertório emocional e artístico. Gostamos de citar novelas que nos foram caras, icônicas e, principalmente, reverenciar os grandes mestres que nos ensinaram os segredos da teledramaturgia: Dias Gomes (1922 – 1999), Janete Clair (1925 – 1983), Silvio de Abreu, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e Carlos Lombardi, entre outros. Como achamos que nosso público também tem essa relação com a telenovela, ele reconhece e curte essas menções — disseram ao Diário Gaúcho. 

  

Novela mexicana

VICTOR POLLAK / TV Globo,Divulgação
Diogo (Armando Babaioff) é o vilão de "Bom Sucesso)

Os autores de Bom Sucesso não se detêm só em novelas brasileiras. Uma conhecida trama mexicana será citada nos próximos capítulos: A Usurpadora (1998), que já foi reprisada sete vezes, pelo SBT. 

Ver Descrição / Ver Descrição

Ao planejar o assassinato de Willian, Diogo soltará a frase de Paola Bracho (Gabriela Spanic) na novela mexicana:

— Os mortos não falam. 


Diretamente do Arouche, meu bem!  

TV Globo / Reprodução
Porteiro de “Sai de Baixo” é fã de Silvana Nolasco

Mário (Lúcio Mauro Filho) estranhou o fato de Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) ter chegado até seu apartamento sem ser anunciada. A atriz, sem falsa modéstia, explicou que o porteiro Ribamar era muito seu fã e faria tudo o que ela pedisse.

Ver Descrição / Ver Descrição
Aí, Ribamar!

Quem é o Ribamar mais famoso que vocês conhecem? O hilário personagem de Tom Cavalcante, em Sai de Baixo, é claro! 


 Marmelada de banana

João Cotta / TV Globo/Divulgação
Fabrício (Romeu Evaristo) e Terezinha (Stella Freitas)

Quem vê a cumplicidade de Fabrício (Romeu Evaristo) e Terezinha (Stella Freitas), os vizinhos fofoqueiros de Paloma, não deve saber que os atores se conhecem de outros carnavais.

Mais precisamente, do final da década de 1970 e início dos anos 1980, quando interpretaram o Saci e a Cuca do Sítio do Picapau Amarelo. Ainda não rolou nenhuma referência direta ao Sítio, mas estamos de olho!

TV Globo / Reprodução
Romeu Evaristo e Stella Freitas já interpretaram, respectivamente, o Saci e a Cuca do "Sítio do Picapau Amarelo"



MAIS SOBRE

Últimas Notícias