Entretenimento



Falando de Sexo

Conheça os riscos de transar sem camisinha durante o período menstrual

Nesta fase, o corpo fica mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis 

16/10/2019 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Caso a mulher e o homem não tiverem nenhum tipo de doença, eles podem fazer sexo durante a menstruação, sem camisinha? 

Isso é uma escolha do casal, mas cabe a nós alertar sobre os riscos do sexo sem proteção durante a menstruação. Ter relações sem camisinha, durante o período menstrual, é um grande erro. Nesta fase, o corpo fica mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, quem tem o ciclo curto, por exemplo, pode ovular no sétimo dia da menstruação e, consequentemente, apresenta boas chances de engravidar sem querer.

 Leia outras colunas 

Durante a menstruação,  as barreiras naturais contra a contaminação por víris e bactérias diminuem, pois há um aumento de toda a vascularização e da circulação sanguínea no útero, na vagina e na vulva. Assim, há a redução da imunidade celular local – induzida pela progesterona da segunda fase do ciclo –, e o aumento do Ph vaginal e da abertura do colo uterino. 

Desejo aflorado

Durante o período menstrual, é comum a mulher sentir mais desejo sexual. Apesar de ser um momento mais prazeroso, por conta da alta lubrificação proporcionada pelo sangue, a prática inspira alguns cuidados. 

Se houver uma relação sem camisinha, o sêmen do seu parceiro vai chegar ao útero e entrar em contato direto com o sangramento, o que aumenta a chance de contrair uma DST, caso ele seja portador. Sendo assim, a camisinha se torna ainda mais importante. A mesma dica vale para relacionamentos estáveis.

Vale lembrar que, devido ao contato desprotegido, transar durante a menstruação oferece riscos tanto para o homem, que também estará em contato com o sangue, quanto para a mulher que pode contrair alguma doença.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias