Entretenimento



Primeiro dia

Em pé e colorida: como foi a estreia de Maju Coutinho à frente do "Jornal Hoje"

Ex-garota do tempo e substituta dos titulares, jornalista demonstrou segurança em sua primeira vez como apresentadora oficial da Globo

01/10/2019 - 11h38min


GZH
GZH
Reprodução / Globo
Maju Coutinho estreia como titular do "Jornal Hoje", da Globo, após 12 anos ligada à emissora

Depois de 12 anos atuando como repórter, garota do tempo e substituta de apresentadores na Globo, a jornalista Maria Júlia Coutinho ganhou um programa para chamar de "seu". Nesta segunda-feira (30), estreou como apresentadora titular do Jornal Hoje.

A descontração que fez a fama de Maju na previsão do tempo do Jornal Nacional deu lugar à uma jornalista mais sóbria, que mudou de tom conforme o teor da notícia. Ela ficou séria ao tratar de temas espinhosos, como feminicídio e a tragédia de Brumadinho. Por outro lado, abriu um sorriso ao mostrar os destaques do primeiro final de semana de Rock in Rio.

Antes de dar início ao noticiário, Maju fez um agradecimento ao público:

— Antes de mais nada, quero dizer que estou muito feliz nesse novo desafio da minha carreira. Conto com a sua audiência e "vamo que vamo" — disse.

Ao falar sobre crimes cometidos contra mulheres por seus companheiros, a jornalista demonstrou que não vai esconder sua opinião:

— Se é que a gente pode chamar esses homens de companheiros — disse Maju, que já se posicionou diversas vezes em defesa de uma das bandeiras mais importantes dos direitos humanos, a causa racial. 

O Jornal Hoje também estreou um novo cenário, feito para a âncora circular pelo ambiente. Maju variou de um painel a outro, chamando os repórteres para as notícias. Sem a tradicional bancada a que se acostumou Sandra Annenberg, titular do programa por 16 anos, a nova apresentadora permaneceu todo o tempo em pé, eventualmente apoiando um aparelho eletrônico em uma mesa. Como é de costume em suas aparições, seu traje também chamou atenção: vestiu-se com uma saia lilás e uma blusa branca, indicando que seguirá o estilo despojado e elegante ao mesmo tempo, pelo qual ficou conhecida.

Maju também acabou recordando sua atuação na previsão do tempo ao falar sobre a neve fora de época nos Estados Unidos. Ao chamar a garota do tempo do Jornal Hoje, Eliana Marques, para falar sobre a primavera com altas temperaturas no Brasil, relaxou e fez piada:

— É aquela primavera que eu digo: floridinha, mas ordinária — brincou.

Apesar da titularidade no Jornal Hoje ser uma novidade na trajetória de Maju, ser apresentadora oficial não é algo inédito em sua carreira. Na TV Cultura, primeira emissora para a qual trabalhou, apresentou o Jornal da Cultura ao lado de Heródoto Barbeiro, um dos jornalistas mais tradicionais da TV brasileira, e também o Cultura Meio-Dia

No fim do programa, chamou os novos apresentadores do Se Joga, que também estreia na Globo nesta segunda. Acabou participando, ao vivo, de um quadro de jogos do programa capitaneada por Fernanda Gentil.

— Eu já passeio meu frio na barriga aqui. Agora, é com vocês galera — disse ela.

Confira a reação do público à estreia de Maju:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias