Michele Vaz Pradella: O retrato do machismo nas novelas atuais - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

Noveleiros26/10/2019 | 10h00Atualizada em 27/10/2019 | 13h57

Michele Vaz Pradella: O retrato do machismo nas novelas atuais

Na vida real ou na ficção, infelizmente, ainda existem homens que agem como se vivessem em uma novela de época

Michele Vaz Pradella: O retrato do machismo nas novelas atuais Raquel Cunha/TV Globo/Divulgação
Lola é a "rainha do lar", enquanto Júlio dá suas escapadas fora de casa Foto: Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação

A fase atual de Éramos Seis retrata a sociedade de 1920, época em que as mulheres não tinham voz, viviam para os maridos e para os filhos, não trabalhavam fora nem votavam — no Brasil, o voto feminino só foi permitido em 1934. Na trama das seis, Júlio (Antonio Calloni) é o típico homem de seu tempo, rígido com a mulher e com as crianças, do tipo que se acha no direito de passar noitadas regadas a bebida e mulheres, já que "trabalha feito um burro de carga". Enquanto isso, Lola (Gloria Pires) tem a obrigação de manter a ordem na casa.

a dona do pedaço, Beatriz ( Natália do Vale ) e Otávio ( José de Abreu )
Otávio sempre deu suas puladas de cercaFoto: João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

Ainda bem que esse tipo de comportamento ficou no passado, não é? O século é outro, mas algumas coisas permanecem iguais. Em A Dona do Pedaço, que se passa nos dias de hoje, Otávio (José de Abreu) passou décadas traindo Beatriz (Natália do Vale). A esposa, sabendo das escapadas do marido, aguentou tudo calada. 

Direitos iguais?

Marido perfeito...só que não!Foto: João Cotta / TV Globo

Em Bom Sucesso, o "machista raiz" também está presente. Ramon (David Junior) achou um absurdo quando Paloma (Grazi Massafera) voltou a trabalhar para os Prado Monteiro sem a aprovação dele, e Diogo (Armando Babaioff) engana a esposa, Nana (Fabiula Nascimento) com Gisele (Sheron Menezzes), mas não admite que a amante se divirta com outros homens. Na vida real ou na ficção, infelizmente, ainda existem homens que agem como se vivessem em uma novela de época.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros