Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba o que é dispareunia e conheça os tratamentos indicados para essa disfunção

É uma dor persistente na entrada da vagina

21/10/2019 - 20h00min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Gurias, sinto uma ardência quando vou fazer sexo com o meu namorado atual. Isso já ocorreu com o parceiro anterior, e ele acabou o namoro comigo porque eu sempre procurava adiar as relações por causa da dor. Isso tem cura?

Você, provavelmente, está com uma disfunção sexual chamada dispaurenia, que é uma dor persistente na entrada da vagina. Ela surge durante a penetração. 

Os sintomas são sensação de queimação, de calor ou de irritação. Esse distúrbio pode ocorrer em qualquer fase da vida sexual de uma mulher. As causas podem ser tanto físicas quanto emocionais.

Causas

O medo da penetração, que leva à pouca lubrificação, pode resultar na dispaurenia. Por não estar excitada, a mulher experimenta a secura vaginal, que leva à relação sexual dolorosa. 

Além disso, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), infecções vaginais e cicatrizes após o parto podem ser algumas das principais causas físicas. 

O que pode ser feito? Inicialmente, descarte o problema físico e procure avaliar a questão com o seu médico. Depois, tente o uso de lubrificante vaginal e, quem sabe, procure uma terapia sexual. 

Hoje, além da psicoterapia, também existem profissionais na área da fisioterapia pélvica. Esse tratamento vem apresentando bons resultados.

 Leia outras colunas do Falando de Sexo 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias