Como controlar os sintomas da TPM - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

Falando de Sexo20/11/2019 | 17h31Atualizada em 20/11/2019 | 17h31

Como controlar os sintomas da TPM

 A irritabilidade e as mudanças de humor podem se transformar em verdadeiras explosões de raiva, que prejudicam a vida pessoal e social da mulher

Andrea Alves e Lucia Pesca

Tenho uma TPM (tensão pré-menstrual) fortíssima! Fico irritada, sensível, brigo com todo mundo, como muito doce e choro... Todos dizem que eu fico insuportável! O meu namorado reclama de que fico alterada e já confessou que pensa em terminar comigo por causa disso. Me ajudem!

falando de sexo, novo card.
Foto: Reprodução / Reprodução

Ter TPM violenta é bem chato. Os sintomas mais comuns são inchaço (retenção de líquidos), seios doloridos, dores de cabeça, cólicas, cansaço, irritabilidade, mudança rápida de humor e ansiedade. A irritabilidade e as mudanças de humor podem se transformar em verdadeiras explosões de raiva, que prejudicam a vida pessoal e social da mulher. Até mesmo as mais apaixonadas são capazes de ter um ataque súbito de implicância e de mau humor com o namorado.

É bem importante que você procure o seu médico ginecologista, que pode ajudá-la. Ele fará um diagnóstico e orientará o tratamento e a prevenção destes incômodos de forma apropriada.

Tratamento

Na maioria das vezes, veja no que este tratamento pode consistir.

— Uso de anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal, que inibem a ovulação e a menstruação.

— Orientação alimentar para a ingestão de vitaminas e outros nutrientes.

— Prática de exercícios físicos (para ajudar na produção de endorfina e serotonina, conhecidos como os hormônios da felicidade).  

— Psicoterapia para aprender a lidar com as situações de estresse.

O seu namorado pode ter razão, pois, no auge da TPM, às vezes, é melhor o casal nem ficar muito próximo, para preservar o relacionamento e evitar brigas. Mas o ideal mesmo é ele ser atencioso e não provocar a sua ira.

Atenção, homens!

A dica é não fazer piadas sobre TPM. Não pergunte se a pessoa está de mau humor, não faça qualquer tipo de cobrança e mostre-se disponível para ajudar em alguma coisa que ela precise. 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros