Confira dicas para encarar o envelhecimento com naturalidade - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

92 Mais Mulher21/11/2019 | 08h20Atualizada em 21/11/2019 | 08h20

Confira dicas para encarar o envelhecimento com naturalidade

Antes de se preocupar com a estética, cuidar da saúde é fundamental

Confira dicas para encarar o envelhecimento com naturalidade 123RF/Reprodução
Não recorra à estética para suprir um vazio interior Foto: 123RF / Reprodução
Mariane Araújo
Mariane Araújo

Estamos na era da estética: harmonização facial, aplicação de botox, preenchimento e cosméticos com promessas milagrosas. Se esconder por trás de filtros, nas redes sociais, também se tornou prática comum. 

Mas até que ponto isso deixa de ser saudável e passa a se tornar um problema? Confira dicas para viver a maturidade da forma mais natural possível e veja o que as nossas leitoras pensam sobre o processo de envelhecer.

Aceitação e pequenos cuidados

 Retrato de uma bela mulher idosa a tocar na sua pele perfeita e a olhar para a câmara. Rosto de mulher madura com rugas massageando o rosto isolado sobre fundo cinza. Conceito de processo de envelhecimento.Fonte: 220212186
Foto: Rido / stock.adobe.com

A psicóloga clínica Lisiana Saltiel, mestranda na Unisinos, ressalta pontos que podem ajudar você, ou alguém próximo, a entender e aceitar o processo de envelhecimento.

— De nada adianta fazer procedimentos em excesso para suprir o vazio interior. A mudança deve começar de dentro para fora — explica a especialista em avaliação psicológica pela UFRGS, que ainda traz dicas para uma velhice mais saudável:

— Se cuidar, fazer atividade física, ter uma rede de apoio social, fazer terapia, se aceitar e se conhecer fazem toda a diferença para lidar com mais segurança diante de todo o processo de envelhecimento.

Segundo a psicóloga,  estima-se que, até 2025, o Brasil se torne o sexto país em número de idosos no mundo todo: 

— As pessoas estão envelhecendo com mais qualidade. O público dito como idoso, hoje, é muito grande. E existe uma preocupação maior com a saúde.

Com a palavra, elas 

Questionadas sobre o tema, ouvintes da 92 (92.1 FM) e leitoras do DG responderam sobre o tema nas redes sociais.

Andrea Maciel da Rosa, dona de casa, 47 anos, de Viamão
Foto: Facebook / Reprodução

— Tenho medo de me olhar no espelho quando as rugas começarem a aparecer e não ser mais a mesma. Com o tempo, mesmo não querendo, isso acaba acontecendo. O corpo não é mais o mesmo, as coisas que fazíamos não vão ser mais do mesmo jeito. Acho que vai ser mais difícil para mim. Por isso, quero ir me preparando!
Andrea Maciel da Rosa, 47 anos, de Viamão


Michele Fernandes, dona de casa, 36 anos, de Porto Alegre.
Foto: Facebook / Reprodução

— Só tenho medo de envelhecer e não ter ninguém do meu lado.
Michele Fernandes, 36 anos, de Porto Alegre


Maria Alice Marques, 55 anos, Porto Alegre.
Foto: Facebook / Reprodução

– Não tenho medo de envelhecer, mas de depender de outras pessoas.
Maria Alice Marques, 55 anos, de Porto Alegre 


Sinais de alerta

Dermatologistas alertam para a importância de retirar a maquiagem. A prática deve ser sagrada já que dormir com produtos na pele, fecha os poros, pode provocar envelhecimento, além da aparição de manchas, cravos e espinhas.
Foto: Reprodução / Reprodução

O medo de envelhecer é natural, pois nos remete a uma aproximação da morte. Mas é importante saber o momento certo de procurar ajuda, caso esse receio comece a atrapalhar sua vida. Veja os sinais de alerta. 

— Se a busca for incessante pelo corpo perfeito, demonstrando incômodo em deixá-lo envelhecer.

— Quando demostra sofrimento ao deparar com os sinais de envelhecimento.

— Ansiedade excessiva com o processo.

Fonte: Lisiana Saltiel, especialista em avaliação psicológica pela UFRGS


DEIXA EU TE CONTAR

Às vezes, por puro preconceito da sociedade, as pessoas sentem medo de envelhecer por parecerem ultrapassadas. O novo acaba sendo mais valorizado pelo avanço da própria tecnologia. É importante ter clareza de que todos vamos passar pelo mesmo processo e saber valorizar pode ajudar, para que a vida seja melhor aproveitada. Vamos exercitar sempre o lado positivo? Experiência, sabedoria, maturidade, paciência e compreensão de determinados assuntos são adquiridos somente com o tempo. 


#LookDaMariAraujo

Resolvi trazer um look romântico, uma inspiração para as amantes da estampa floral. O fundo pode ser azul, verde, amarelo ou, até mesmo, preto, caso os tons claros não forem do seu agrado. Vestidos são fresquinhos, leves e podem ser adaptados facilmente de acordo com a ocasião. Vão bem com tênis ou salto alto.

Foto: Instagram / Reprodução


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros