Entretenimento



Falando de Sexo

Conheça o significado do Novembro Azul

A intenção é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata

06/11/2019 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Novembro Azul é um movimento mundial que ocorre durante este mês. A intenção é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros do sexo masculino. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo por onde a urina é eliminada. Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e se multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. 

Sintomas 

O distúrbio pode apresentar poucos sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com dificuldade de urinar, diminuição do jato, necessidade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia ou sangue na urina. Na fase mais avançada, o homem pode ter dores nos ossos ou, em casos graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. Quando a pessoa percebe esses sinais ou sintomas sugestivos da doença, é hora de procurar um médico. 

A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, em caso de diagnóstico precoce. Os homens que apresentam sintomas e pertencem a grupos com maior chance de desenvolver a doença (em função de fatores genéticos) podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem da enzima PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico), que pode indicar a presença de um tumor.

A prevenção se dá a partir da adoção de hábitos saudáveis.  Recomenda-se manter uma alimentação equilibrada, não fumar, identificar e tratar pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, manter um peso saudável e praticar exercícios físicos.  

Leia outras colunas do Falando de Sexo  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias