Entretenimento



Falando de Sexo

O que é assexualidade?

Quem é assexual não pratica e não gosta de sexo, mas pode, sim, manter um relacionamento puramente romântico

17/11/2019 - 15h25min


Andrea Alves
Lucia Pesca

 Há muito tempo, desconfiei que eu era diferente das outras pessoas. A princípio, achei que fosse apenas timidez, mas, hoje, percebo que não: tenho nojo de sexo, verdadeira aversão. Sou assexual?

Reprodução / Reprodução

Quem é assexual não pratica e não gosta de sexo, mas pode, sim, manter um relacionamento puramente romântico. E, na maioria das vezes, sem contato físico algum. Não há atração e desejo sexual por nenhuma outra pessoa. Vale lembrar que é diferente de celibato, em que o indivíduo opta por não realizar seus desejos sexuais por questões de crença.

O assexual pode até se masturbar, mas não sente necessidade de compartilhar isso com um parceiro. Os assexuais possuem as mesmas necessidades emocionais de qualquer outra pessoa e estão presentes em todas as orientações sexuais, ou seja: podem ser heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Cerca de 7,7% das mulheres brasileiras e 2,5% dos homens, entre 18 e 80 anos, são assexuais. 

Leia outras colunas

Preconceito

Muitos assexuais afirmam que sofrem preconceitos devido ao seu comportamento, pois fugir dos padrões de normalidade da sociedade ainda causa espanto. 

Alguns relatam que, por conta disso, se distanciam do mundo, desenvolvem medo de se relacionar e até sofrem de depressão. 

Isso pode mudar? Sim! Em alguns casos, existe confusão ou trauma que impede a pessoa de ter liberdade sexual, levando-a a reprimir os desejos que possui. Por isso, caso você esteja se sentindo confusa, procure a ajuda de um psicólogo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias