Aprenda a usar a pílula com disciplina - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo04/12/2019 | 17h07Atualizada em 04/12/2019 | 17h07

Aprenda a usar a pílula com disciplina

Se você tomá-la corretamente, o risco de gravidez é mínimo

Andrea Alves e Lucia Pesca

Transei com o meu namorado, e, depois que ele ejaculou, a camisinha entrou para dentro da minha vagina. Mas eu tomei a pílula anticoncepcional antes e depois disso. Ainda assim, corro o risco de engravidar?

falando de sexo, novo card.
Foto: Reprodução / Reprodução

Se você tomar a pílula corretamente, o risco de gravidez é mínimo. O que provoca falha é a ingestão do tipo que não é o mais indicada para você ou o uso incorreto ao longo do mês. Porém, o principal problema é se esquecer de tomar o medicamento. Se isso ocorrer, você deve tomá-lo assim que se lembrar. Mas isso só vale se o esquecimento foi único. Se foi por duas ou mais oportunidades, o método perde a eficácia.

No caso de descuidos frequentes, providencie imediatamente outra forma de evitar a gravidez, como a camisinha. Contudo, você deve continuar tomando as pílulas até o final da cartela, para não sofrer alteração hormonal. E precisa se prevenir de gravidez com o preservativo, até que a próxima menstruação ocorra.

Leia outras colunas

Atenção!

Uma recomendação importante: o ideal é tomar o anticoncepcional sempre no mesmo horário. E não o substitua pela pílula do dia seguinte. Esse método não deve ser usado rotineiramente. É recomendado apenas em situações emergenciais, como quando a camisinha se rompe ou se a mulher é vítima de estupro.

Isso porque altera o funcionamento hormonal da mulher gerando náuseas, enjoos e vômitos, além de alterações menstruais intensas. Se usado com frequência, pode ser prejudicial ao organismo. 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros