Entretenimento



Falando de Sexo

Como evitar que adolescentes façam sexting

É importante praticar a compreensão

29/12/2019 - 20h00min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Descobri que a minha filha manda fotos nua para um menino. Na hora, tive vontade de sair gritando e brigando com ela. Porém, me lembrei de uma coisa que vocês escreveram aqui: precisamos agir com calma com os adolescentes. O que devo fazer?

Parabéns! Você foi muito sábia. Sua atitude foi perfeita. Assim, pode pensar na melhor estratégia. De cada sete adolescentes, um admite que começou a vida sexual virtualmente. Sabemos que isso pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento dos jovens, principalmente, das meninas. 

Pesquisas recentes mostram que aquelas que fazem sexting (ato de compartilhar, por meio do celular ou da internet, textos ou imagens de conteúdo sexual) têm maior probabilidade de sofrer de depressão e de ansiedade. Em casos extremos, o sexting pode até levar ao assédio moral e ao suicídio.

Os adolescentes fazem sexting porque querem se conectar, mas, principalmente, porque desejam se sentir amados e admirados por seus parceiros. 

Autoestima

A solução é ensinar os jovens a desenvolver autoestima. É preciso educá-los de maneiras que possam obter orgulho e autoconfiança. 

Assim, podemos ajudá-los a evitar a tentação de praticar o sexting. Os pais devem mostrar como criar vínculos profundos sem precisar enviar fotos e vídeos íntimos.

Modelar a intimidade emocional – de maneira que não reflita apenas energia sexual – contribui para que os adolescentes aprendam a se conectar com os outros por meio de laços que não são apenas físicos, mas, sim, baseados em respeito, tempo de qualidade e coração aberto.

 Leia outras colunas 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias